Israel aprova acordo com Hamas para fim da guerra na Faixa de Gaza
DM Redação
Publicado em 9 de outubro de 2025 às 22:42 | Atualizado há 12 horas
O governo de Israel aprovou nesta quinta-feira (09/10) o acordo com o Hamas para encerrar a guerra na Faixa de Gaza após dois anos e dois dias de conflito. O cessar-fogo tem início imediato, com as tropas israelenses iniciarão recuo dentro de 24 horas.
O Hamas tem 72 horas após o recuo militar para entregar todos os reféns israelenses. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel está “prestes a conseguir o retorno dos reféns ainda em poder do Hamas”, objetivo buscado durante os dois anos de guerra.
As Forças Armadas de Israel, que atualmente controlam mais de 70% do território de Gaza, recuarão para dominar apenas 53%, saindo dos principais centros urbanos. Os EUA enviarão 200 soldados para auxiliar na estabilização, sem entrar no território palestino.
Pontos críticos como o desarmamento do Hamas e o papel do grupo no futuro governo de Gaza permanecem sem resolução. Netanyahu enfrenta pressão interna de ministros da extrema direita contrários ao acordo, que ameaçam derrubar o governo.
Foto: Getty Images