Cores e tons se fundem em narrativas plásticas inovadoras no Crimeia Leste
Redação Online
Publicado em 10 de novembro de 2025 às 20:32 | Atualizado há 7 meses
Vânia Ferro expõe quadros de diferentes fases de sua trajetória artística - Foto: Divulgação
Carlos Pereira
A exposição “Preservação da Identidade” será inaugurada neste sábado, 15, às 20h, na galeria da Cia Novo Ato, localizada no Crimeia Leste. A mostra reúne oito obras de quatro artistas plásticos e propõe ao público uma verdadeira viagem estética e simbólica, na qual formas visuais, cores e tons se fundem em narrativas plásticas inovadoras. Os artistas Jorge Hayek, Silvia Hayek, Vânia Ferro e Nilson Gorosthides convidam o público a mergulhar em uma experiência visual única, que une arte e expressão social.
O artista plástico uruguaio Jorge Hayek apresenta suas obras buscando um olhar sensível sobre a realidade cotidiana de atores e atrizes de Goiânia. Por meio de retratos expressivos, suas pinturas capturam momentos de representação cênica, revelando emoções e movimentos da alma que emergem durante a encenação de espetáculos teatrais.
Silvia Hayek participa com esculturas inspiradas em personagens do cotidiano, abordadas de forma simples e natural. Seu trabalho busca resgatar a identidade das pessoas por meio de memórias e reminiscências afetivas. As esculturas, produzidas com materiais reciclados, evocam histórias e emoções dos protagonistas do dia a dia, apresentados com figurinos e adereços realistas.
A artista Vânia Ferro expõe quadros que representam diferentes fases de sua trajetória criativa. Segundo ela, “a arte não é pureza, é purificação; não é liberdade, é libertação”. Em suas palavras, suas pinturas dão continuidade a séries anteriores, como se fossem partes de um mesmo processo, enriquecendo o conjunto “passo a passo, dia após dia, num fazer laborioso que parece conhecer seus próprios caminhos”, diz.

Interseção
Já Nilson Gorosthides apresenta uma pesquisa singular sobre a interseção entre artes plásticas, música, espiritualidade, matemática e ciência. Em obras como “A Teoria da Grande Pausa” e “Cromofonia”, o artista propõe novos olhares sobre o universo cotidiano, despertando no público uma reflexão sobre o ritmo e a harmonia da vida. A curadoria e produção da exposição “Preservação da Identidade” são assinadas por Marília Ribeiro, Luiz Cláudio, Pedro Antônio e Pedro Luiz.
Além da mostra, o projeto, aprovado em edital da Rede Estadual de Pontos de Cultura de Goiás, por meio da Política Nacional Aldir Blanc do Governo Federal, inclui a performance “Alma”, com Marília Ribeiro e Raquel Veloso. O trabalho resulta de um exercício cênico de dramaturgia desenvolvido na Cia Novo Ato e narra os acontecimentos de uma noite incomum, em que duas amigas se reúnem para assistir a um filme antigo e raro. O que parecia um encontro simples e afetivo se transforma em uma tensão crescente, culminando em um clímax surpreendente e sinistro.
Foto: Divulgação