HEAPA participa de jornada nacional sobre Lean nas Emergências em Brasília
Redação Online
Publicado em 9 de fevereiro de 2026 às 08:41 | Atualizado há 9 meses
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (HEAPA) participou, nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2026, da jornada formativa Lean nas Emergências, realizada em Brasília. A iniciativa reuniu instituições de diferentes regiões do país com o objetivo de desenvolver lideranças capazes de sustentar mudanças culturais e operacionais nos serviços de urgência e emergência.
A formação foi conduzida pelo GAPE – Gestão de Alta Performance e teve como foco a priorização de demandas críticas, a promoção do fluxo contínuo, a redução de desperdícios e o fortalecimento de práticas que garantam um atendimento seguro, oportuno e de qualidade ao paciente.
Para a coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento do HEAPA, Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca, a troca de experiências entre as instituições participantes foi um dos principais ganhos da jornada. “Reunir hospitais de diferentes regiões do país em um mesmo espaço é estratégico, porque nos permite reconhecer realidades semelhantes, como a superlotação e os gargalos assistenciais, ao mesmo tempo em que compartilhamos experiências concretas de melhoria”, destacou.
Segundo ela, esse ambiente de troca qualificada contribui diretamente para o avanço da assistência. “O aprendizado coletivo fortalece uma agenda nacional de melhoria contínua nas emergências e impacta diretamente na segurança do paciente”, completou.
A participação do HEAPA na jornada integra as ações de qualificação permanente do hospital, com foco na adoção de boas práticas em gestão e no aprimoramento contínuo dos processos assistenciais, visando à segurança e à qualidade do cuidado prestado à população.
Pelo HEAPA, participaram da jornada Gabriela Aleksandra Pires da Fonseca, coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento; Roberta Pimenta Barbosa, coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR); Matheus Henrique Morais Calazans, médico plantonista do Pronto Atendimento; e Stefanny Bruna Alves Rodrigues, médica do Comanejo Clínico.