Cotidiano

Expo Ótica comemora 20 anos com estandes lotados

Redação DM

Publicado em 16 de abril de 2024 às 19:51 | Atualizado há 1 ano

São três as empresas goianas que integram a Expo Óptica 2024, que começou nesta quarta-feira 10/4 e segue até sábado como polo de negócios e de capacitação do setor.

O evento, que acontece na Expo Center Norte, em São Paulo e reúne mais de 100 expositores participarão, conta com três empresas de Goiânia (Avodah, Lougge/Mareye e Flex).

O aumento das vendas pós-pandemia dobrou no ano passado. A constatação é do empresário goiano João Paulo Borges de Carvalho, proprietário das marcas goianas Lougge e Mareye, criadas há duas décadas, diz que os investimentos em gestão e qualidade foram essenciais. Ele exemplificou que um carro-chefe das novidades é a armação Ipê,de aço alemão, que não oxida e tem garantia vitalícia. “ Isso resultou em 80% de aumento nas vendas. Estou muito animado” , disse.

Na abertura do evento, ele e a mulher Sonia Borges escalaram o surfista André Passaro e o skatista Micke Velozo, como celebridades de seu estande, que ocupa esquina de 100 metros quadrados do evento.

O maior estande da feira, de 252 metros quadrados, é dos irmãos Guilherme, Adolfo e João Barbosa. Para Adolfo, a moda e a internet mudaram a relação e o consumo de óculos, tanto nos segmentos solares como de receituário. “ Vejamos os posts no Instagram por exemplo. A pessoa quer postar suas imagens de férias com looks em que estão com óculos diferentes”, destacou. Ele diz ainda que as armações leves de titânio chegaram como uma necessidade e tornaram o óculos mais que um acessório. Ao todo a empresa deles, Avodah, de importação e montagem contabiliza dez marcas famosas brasileiras.

Estreante na Expo Ótica, o goiano Lucas Costa ocupa um espaço menor, embora com localização privilegiada, ao lado do palco principal, onde ocorre palestras e cursos oferecidos na feira. Ele conta que começou com veteranos do setor óptico de Goiânia há 16 anos. “ Há mais de 10 montei meu negócio, e com aumento do faturamento foi possível participar como expositor. Ele espera crescimento de 20% das vendas em 2024. Uma das suas apostas são os modelos com armações leves em aço, em alta mais que o acetato na sua opinião, bem como as lentes polarizadas, mais que espelhadas.

Expansão – Do Maranhão para Goiás e o resto do País, a Ótica Diniz é exemplo de modelo de negócio de sucesso que investiu no design e na pesquisa para driblar a crise.

Cláudia Valéria gerente de expansão do grupo, diz que ainda existe a primeira loja de rua fundada em 1992 em Santaninha, bairro de São Luiz do Maranhão, e que a rede , franqueadora também, está em todos os estados do País e no DF, num total de 470 lojas.

Ela conta que a nova linha Sustentabilidade Collection, Dii Collection, foi desenvolvida para mostrar que produtos frutos de material reciclado podem e devem agregar acabamento. “Nossos lançamentos dessa linha são óculos cujo material plástico é feito de garrafas plásticas e todo o detalhamento em metal de lacres de refrigerante”, descreve.

Entrevista com Ambra Nobre Sinkoc, diretora executiva Abióptica (Associação Brasileira das Indústrias Ópticas), maior entidade do ramo ótico brasileiro.

Com 130 expositores e um cronograma de 30 cursos de capacitação ela tem como palco o pavilhão vermelho?da Expo Center Norte, 17,5 mil metros quadrados, maior que no ano passado a Expo Ótica 2024 comemora nesta edição seus 20 anos. “Em 2023 tivemos um faturamento de 23 bilhões de reais e esperamos este ano um faturamento superior em 7%.

A feira termina neste sábado depois de quatro dias quando contabilizou publico recorde de 20 mil visitantes, cerca de 5 mil por dia e estandes lotados.

Saúde visual – Ela lembra que a expansão do setor deve-se a um novo posicionamento quando a categoria provou que a categoria óculos não se trata apenas de bem durável como era visto anteriormente. “Voltamos a funcionar na pandemia mostrando que tratava-se de saúde visual e investimos desde então. Esclarecemos a sociedade sobre a seriedade disso, sobre a necessidade de usar óculos e lentes de qualidade, de formar lojistas para atender bem e ter pontos de venda que ofereçam uma experiência diferenciada para o consumidor final.

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