Políticos que administraram a Capital pelo voto popular
Redação DM
Publicado em 17 de outubro de 2023 às 16:03 | Atualizado há 3 anosDesde a inauguração, em 24 de outubro de 1933, o município de Goiânia teve onze prefeitos eleitos diretamente pela população, 13 nomeados pelos governadores e alguns interinos, exercidos pelos presidentes da Câmara Municipal. A capital, que foi transferida de Goiás Velho, foi concebida pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira.
O primeiro prefeito eleito de Goiânia foi Eurico Viana, que governou de novembro de 1947 a janeiro de 1951.
O professor e contador Venerando de Freitas Borges, depois ter sido nomeado o primeiro prefeito de Goiânia, pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira, voltou ao cargo, pelo voto direto, para o período de janeiro de 1951 a janeiro de 1955, lançado pelo PSD.
Venerando Borges entrou para a história de Goiânia como o “administrador correto, sério, zeloso e cuidadoso” com o dinheiro público. Seu legado de “austeridade” foi seguido por diversos gestores públicos de Goiás.
Messias de Souza Costa assumiu interinamente pelo PSD na condição de presidente da Câmara Municipal, no período de fevereiro a março de 1955.
Eleito pelo PTB, João de Paula Teixeira Filho ocupou o cargo de março de 1955 até janeiro de 1959, consagrado pelas urnas.
O empresário e jornalista Jaime Câmara exerceu o cargo de prefeito, pelo voto popular, de janeiro de 1959 a janeiro de 1961, pelo PSD.
O médico Hélio Seixo de Brito esteve no comando da prefeitura, também eleito pelo povo, de janeiro de 1961 a janeiro de 1966, pela UDN.
Iris Rezende
O advogado Iris Rezende Machado, que tinha exercido cargos como os de vereador e deputado estadual (presidente da Assembleia Legislativa), ocupou por quatro mandatos a prefeitura der Goiânia, pelo voto popular.
Ele foi eleito, pela primeira vez, aos 33 anos e governou a cidade de janeiro de 1966 a outubro de 1969, pelo PSD, quando teve o mandato cassado pelo regime militar.
Iris Rezende voltou à prefeitura de Goiânia, pelo voto popular, quando exerceu o cargo de janeiro de 2005 a dezembro de 2008, eleito pelo PMDB.
O terceiro mandato de prefeito de Iris Rezende, reeleito, também pelo voto popular, foi exercido de janeiro de 2009 a março de 2010, quando deixou o Paço Municipal para concorrer, pela segunda vez, ao governo de Goiás, pelo MDB.
O quarto mandato de prefeito de Goiânia, exercido por Iris Rezende, com votação popular, foi de janeiro de 2017 a dezembro de 2020, pelo MDB.
Iris Rezende ficou conhecido como o “prefeito tocador de obras”, já que, desde 1966 introduziu os mutirões nas gestões da cidade. Ele sempre priorizou obras estruturantes, como viadutos, pontes e pavimentação asfáltica, além da construção de casas populares.
Nion Albernaz
Após exercer o cargo de prefeito nomeado pelo então governador Iris Rezende, em 1983 a dezembro de 1985, o professor Nion Albernaz voltou à prefeitura de Goiânia pelo voto popular.
Nion esteve, em seguida, à frente da prefeitura, por duas vezes, eleito pela população goianiense, eleito em 1988, pelo PMDB, e em 1996, pelo PSDB.
Nion marcou as suas administrações pelas obras de pavimentação asfáltica e casas populares, Goiânia, na sua gestão, ficou conhecido como a “Capital das Flores”.
Ousadias
Após ocupar interinamente a prefeitura de Goiânia na condição de presidente da Câmara Municipal – abril de 1979 a junho de 1979 -, o advogado Daniel Antônio de Oliveira voltou ao cargo, indicado pelo PMDB, com o restabelecimento das eleições diretas para as capitais, em 1985. Daniel Antônio foi afastado do cargo de prefeito, em 1987, pelo governador Henrique Santillo, retornando à prefeitura nos últimos três meses de mandato.
O professor Darci Accorsi levou o PT a ocupar a prefeitura de Goiânia, pela primeira vez, ao vencer as eleições, Ele esteve à frente do governo de janeiro de 1993 a dezembro de 1996. Ele inovou com a implantação do “Orçamento Participativo”.
O também professor Pedro Wilson Guimarães foi o segundo membro do PT a chegar à prefeitura da capital, pelo voto direto. Governou a cidade Governou de janeiro de 2001 a dezembro de 2004. O petista valorizou as ações voltadas para a inclusão social, principalmente moradias.
O terceiro integrante do PT a chegar à prefeitura de Goiânia, pelo voto direto, foi o médico Paulo de Siqueira Garcia, que administrou de janeiro de 2013 a dezembro de 2016. Ele foi reeleito prefeito, já que, como vice, havia assumido o cargo, em abril de 2010, com a renúncia de Iris Rezende.
O último prefeito eleito em Goiânia foi Luiz Alberto Maguito Vilela, do MDB, para o mandato de janeiro de 2021 a dezembro de 2024, Com a morte de Maguito, em 13 de janeiro de 2021, vítima de complicações de Covid-19, o vice-prefeito Rogério Cruz (Republicanos) foi efetivado no cargo.
Quem chegou à prefeitura da capital por ato de nomeação
O professor e contador Venerando de Freitas Borges foi o escolhido pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira para ser o primeiro prefeito de Goiânia. Ele governou a cidade de 1935 a novembro de 1945. Depois, ele voltou ao cargo pelo voto direto.
Ismerindo Soares de Carvalho ocupou o cargo de prefeito de Goiânia, de novembro de 1945 a fevereiro de 1946, nomeado pelo interventor Eládio de Amorim.
Orivaldo Borges Leão foi prefeito de fevereiro de 1946 até março de 1947, nomeado pelo interventor Filipe Antônio Xavier de Barros.
Artur Oscar de Macedo Sobrinho, de janeiro de 1955 a fevereiro de 1955.
O engenheiro civil Leonino Di Ramos Caiado foi prefeito de Goiânia de outubro de 1969 a junho de 1970, nomeado pelo governador Otávio Lage de Siqueira.
O médico Manuel dos Reis e Silva ocupou o cargo de prefeito de julho de 1970 até abril de 1974, nomeado pelo governador Otávio Lage de Siqueira.
O engenheiro civil Rubens Vieira Guerra ocupou o cargo de prefeito de maio de 1974 a março de 1975, nomeado pelo governador Leonino Di Ramos Caiado.
O comerciante Francisco de Freitas Castro foi prefeito de março de 1975 a maio de 1978, nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior.
O engenheiro civil Hélio Mauro Umbelino Lôbo ocupou o cargo de maio de 1978 a abril de 1979, nomeado pelo governador Irapuan Costa Júnior.
Índio do Brasil Artiaga Lima foi prefeito de junho de 1979 a maio de 1982, nomeado pelo governador Ary Valadão.
O médico Goianésio Ferreira Lucas exerceu o cargo de maio de 1982 a março de 1983, nomeado pelo governador Ary Valadão.
Daniel Borges Campos exerceu o cargo em março de 1983.
O então vice-governador Joaquim Domingos Roriz foi nomeado interventor de Goiânia, de 23 de março de 1987 a 17 de outubro de 1988, nomeado pelo governador Henrique Santillo.