Brasil

Luiz Felipe: “Aprovação alta vai tornar a reeleição de Cruz possível”

Redação DM

Publicado em 1 de agosto de 2023 às 14:55 | Atualizado há 3 anos

O planejamento de elevar a aprovação do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) a 50% de aprovação até junho do ano que vem, estabelecido pelo marqueteiro Jorcelino Braga, está ‘corretíssimo’. Essa é a avaliação traçada por Luiz Felipe Gabriel, presidente do Instituto Verus, especializado em estudos de mercado e opinião pública. Em entrevista ao editor do portal Diário de Goiás, Altair Tavares, Gabriel afirma que atingir o percentual é um desafio, mas que, com 40%, o atual chefe do Executivo municipal já estará no páreo para disputar a reeleição.

“A avaliação que o Jorcelino Braga fez em relação ao Rogério Cruz é perfeita. A meta não pode ser outra que não seja buscar esses 50% para o ano que vem, porque o Braga, hoje o mais proeminente marqueteiro de Goiás, com grande experiência, sabe muito bem que uma aprovação alta vai tornar a reeleição possível. Agora, o grande desafio é como chegar a esses 50%. Mas eu acredito que se ele conseguir levar para 40% ele põe o Rogério Cruz no páreo. Ele está corretíssimo na avaliação dele”, destaca.

Questionado por Altair Tavares se 40% seriam suficientes para credenciar Rogério Cruz para a disputa, Gabriel argumenta que um prefeito com 50% de aprovação sai como favorito. Mas, com 40%, já entra de forma competitiva para movimentar e aquecer a campanha.

Para o presidente do Instituto Verus, um percentual de desaprovação não é o mesmo de aprovação. Ele pontua que eleitores que tem uma avaliação regular podem optar pela continuidade, ou seja, pela reeleição do prefeito. “Se você tem 40% de aprovação, provavelmente você não tem os mesmos 40% de desaprovação. Você tem ali um contingente grande de pessoas que avaliam de forma regular e podem muito bem fazer uma opção pela continuidade. É bem plausível isso”.

Na visão do especialista em pesquisas, a aprovação da gestão e do gestor são indicadores para um político pensar em reeleição de forma segura. “É o principal indicador do desempenho de uma gestão. É a tal coisa, prefeito é igual casamento. É uma relação muito próxima, é muito íntima na cidade e você só troca de marido ou de mulher quando não está bom. A tendência é muito forte de que um gestor que esteja com uma aprovação boa se reeleja. A não ser que tenha algum outro candidato muito atrativo, que ofereça uma perspectiva fantástica e isso é muito raro de acontecer. Via de regra um prefeito com uma boa aprovação tende fortemente a ser reeleito”, ressalta.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia