Atirador responsável pelo ataque a escola no Paraná é encontrado morto na cadeia
Redação DM
Publicado em 21 de junho de 2023 às 12:46 | Atualizado há 3 anos
O responsável pelo ataque ao Colégio Estadual
Professora Helena Kolody, em Cambé, no norte do Paraná, foi
encontrado sem vida em uma das celas da Casa de Custódia de Londrina, na noite de terça-feira, 21. Segundo
informações divulgadas pela rádio Banda B, o jovem de 21 anos teria cometido
suicídio.
De
acordo com relatos de um colega de cela, o indivíduo foi encontrado enforcado
na cela. Apesar do chamado para assistência médica, quando a equipe
chegou ao local, o detento já estava morto.
A
informação foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. “O Departamento
de Polícia Penal do Estado do Paraná (DEPPEN) já instaurou procedimento interno
para apurar o caso. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também iniciou investigação
para apurar as circunstâncias do ocorrido”, diz a nota.
No
incidente da manhã de segunda-feira (19/6), duas pessoas perderam a
vida. Durante a madrugada de terça-feira (20/6), o estudante Luan Augusto, de
16 anos, veio a óbito no Hospital Universitário de Londrina. Ele é a segunda
vítima dos disparos de arma de fogo efetuados pelo atirador no Colégio Estadual
Helena Kolody.
Além
de Luan, Karoline Alves, de 17 anos, que era namorada
dele também morreu. Na segunda-feira (19/6), o casal foi alvejado por tiros na cabeça pelo
ex-aluno do colégio, que entrou na instituição sob o pretexto de solicitar o
histórico escolar. Após o ataque, a polícia o deteve. Outro indivíduo, de 21
anos, também foi preso sob acusação de auxiliar no planejamento do atentado.
Luan
e Karoline estavam juntos há pouco mais de um ano e demonstravam afeto mútuo em
suas redes sociais. Ambos eram religiosos e a morte do casal de estudantes gerou
grande comoção entre os internautas.
As
aulas no Colégio Helena Kolody foram suspensas até a próxima semana, assim como
nas demais escolas estaduais de Cambé, sendo retomadas nesta quarta-feira
(21/6).
Uma
aluna que presenciou o ataque relatou que o atirador ameaçou vários estudantes
com a frase: “Todo mundo vai morrer aqui dentro”. Outra testemunha
registrou o momento em que o atirador exigiu que a porta fosse aberta,
ameaçando os presentes.
O
autor do ataque era um ex-aluno da escola, com 21 anos, e já havia
ferido um estudante em outra instituição com uma faca.
Infelizmente,
esse incidente se soma a outros 25 ataques a escolas no Brasil nas últimas duas
décadas, resultando em 139 vítimas, de acordo com um estudo do Instituto Sou da
Paz. Ao todo, 46 pessoas foram mortas e 93 ficaram feridas, sendo que o estado
de São Paulo lidera o ranking nacional.