Pesquisa mostra que o país esta envelhecendo
Redação DM
Publicado em 17 de junho de 2023 às 21:51 | Atualizado há 3 anos
Pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas velhas no país está aumentando mais que a proporção de jovens, o que representa um desafio para a economia. Com pessoas mais velhas, dá uma dimensão de maior longevidade, mas por outro lado representa mais pessoas fora do mercado de trabalho e mais despesas para as contas públicas do governo.
Segundo alguns economistas, se tivermos mais pessoas fora do trabalho e aposentadas, a conta não vai fechar, pois teremos uma despesa maior que a receita, e isso em qualquer ocasião não tem como funcionar. Por ex : se você tem uma empresa que você gaste com ela mais que o lucro. uma hora essa conta vai chegar e quando você perceber não vai dar mais conta de sustentar as despesas com lucros pequenos. Da mesma forma é a despesa do governo com pensões e aposentadorias, isso sem contar os acidentes de trabalhos e o seguro desemprego.
Segundo o IBGE, em 2012 os idosos acima dos 60 anos eram de 11,3% da população e no ultimo senso de 2022, dez anos depois se contatou um índice de 15,1% dos brasileiros. Por outro lado o número de jovens menores de 30 anos na década passada era de 49,9% e em 2022, representa 43,3%. os que tinham 30 anos ou mais representavam em 50,1% em 2012 e em 2022 eles somavam 56,7%. A população mais velha e mais solitária, o instituto avaliou também qual a proporção de idosos que moram sozinhos, 41,8% das pessoas acima dos 60 anos moravam sozinhas.
Marcelo Neri, diretor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que precisamos incorporar a nossa economia essas pessoas que já não estão mais na idade ativa para as empresas. Hoje as pessoa com 50 anos de idade ou mais eram vistas como fora do mercado, e são pessoas que psicologicamente estão totalmente aptas a trabalhar e produzir.