Home / CAFÉ COM O PSICANALISTA

CAFÉ COM O PSICANALISTA

Por que estamos todos exaustos?

Cada vez mais exaustos - precisamos nos perguntar qual este caminho que estamos trilhando.

Imagem ilustrativa da imagem Por que estamos todos exaustos?

Cada vez mais ouvimos uma expressão que vem carregada de um peso e grande necessidade de se livrar de tudo: “Estou muito exausto!”. Este é um tema muito comum que ouvimos nos corredores das empresas, nas salas de casa, na sala de aula ou dos professores, ou até mesmo nos gabinetes das grandes empresas e nas conversas simples de amigos e companheiros. Precisamos colocar este tema na mesa. E aqui é um lugar para isso: Por que estamos tão exaustos?

Inclusive, a Microsof Action fez uma pesquisa recente sobre este tema, e o resultado não é tão bom, mas reflete bem o que encontramos e ouvimos. Nesta pesquisa o Brasil ocupa o pódio, no lugar de destaque, com 44% da população que se diz exausto, seguido por Estados Unidos com 31% e em terceiro lugar a Alemanha com 10%. Enfim, os números revelam o que ouvimos e de uma maneira especial na clínica psicanalítica vem forte como um sintoma, ou melhor dizendo, vários sintomas que manifesta este cansaço exacerbado.

O cansaço do trabalho e da rotina pesada, claro que é algo normal e reflete o nosso limite humano, e por isso o descanso precisa ser observado e respeitado por cada um, cada pessoa precisa ser capaz de se conhecer e dizer pra si “até aqui eu dou conta”. E esta percepção do limite é fundamental para falarmos neste momento e debater sobre isto.

Várias podem ser as causas desta exaustão, mas penso que tem muito haver com o desejo de fazer o que se faz. Ou seja, se perguntar até que ponto faz sentido tudo isto que faço. E o porquê eu faço isto e não aquilo. Falar de desejo é assumir a realidade possível, mas é também ver a possibilidade de inclusive não estar nesta realidade ou caminho. Você tem a coragem de se questionar sobre suas escolhas e caminhos trilhados? O peso impossível de se carregar vem da obrigação sem fundamento e principalmente imposta por outros.

Como estão suas escolhas? Tem sentido tudo isto que tem feito? Consegue ver outras possibilidades reais de caminhos?

Contudo, há uma outra pergunta que precisa ser feita urgentemente por você: Tem se respeitado neste caminho, que inclusive até pode fazer sentido para você? Por que é tão difícil assumir que não damos conta de tudo, e nem precisamos dar conta de tudo. E ainda mais, qual competição é esta que se coloca? Para quem você quer mostrar que consegue? E até quando vai continuar vestindo a cada manhã sua fantasia de super homem e mulher maravilha? Se respeite: você é gente! E que bom que somos quem somos. Marcados pelo limite e bordas. E assim, perceber que o peso e a exaustão que consome seus dias e noites vem muitas vezes do limite que você não se permite assumir. Pense nisto!

Se permita assumir a possibilidade de não querer agradar a todos e a tudo. E de se questionar o porquê deste caminho e escolhas, e ainda se permita não precisar levar tudo de uma vez só, coloque limite e viva sendo gente!

Esta reflexão faz sentido para você? Me diga o que achou lá no meu Instagram @eliassilva.psi


Bom café a todos!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias