Home / Odonto Destaque

ODONTO DESTAQUE

O que seu sorriso diz sobre você?

Nestes casos, o sorriso é resultado de um contexto sócio econômico onde não foi oferecido uma escolha, mas sim onde o abandono foi a única opção

Reprodução/Agência Brasil Reprodução/Agência Brasil

Apesar da evolução da sociedade como um todo, a saúde bucal e a estética do sorriso ainda não tem seu lugar de direito entre as prioridades das pessoas por vários fatores.

Em geral, o maior entrave é o fato de termos, infelizmente, um governo ausente que oferece muito pouco ao cidadão. Além disso, a pirâmide das necessidades básicas como habitação, segurança, educação e saúde geral se tornam projetos que ocupam grande parte da vida das pessoas.

É muito comum ouvir no consultório “Fui trabalhar, criar filhos.... Pagar faculdade... hoje que estou podendo estar aqui”. E isso acontece, muitas vezes, após décadas de descuido com a saúde bucal. Nestes casos, o sorriso é resultado de um contexto sócio econômico onde não foi oferecido uma escolha, mas sim onde o abandono foi a única opção.

Existem outros panoramas que devem ser avaliados. Como, por exemplo, uma fatia da população que tem condições financeiras de frequentar o consultório odontológico e, por cultura, falta de informação ou por simplesmente não se importar prefere produtos de grife, carros caros, viagens a um sorriso saudável e bonito.

Presenciei várias vezes dentes abandonados há anos na boca pelo paciente, gerando risco de infecção, doença de gengiva não tratada, halitose, em pessoas bem vestidas, fisicamente bonitas, com alto status social e até carro importado.

Por outro lado, temos uma mudança de hábitos e valores de um outro percentual de pessoas que valoriza a saúde bucal e sonham com um sorriso bonito. Esse grupo é, em sua maioria, formado por pessoas nascidas nas últimas três décadas.

Foi neste período que aparelhos ortodônticos, restaurações que imitam o dente, próteses estéticas, lentes de contato e clareamento se tornaram acessíveis e mudaram o sorriso de muitas pessoas.

Antes disso, era muito comum vermos galãs de filmes com dentes amarelos e apinhados, políticos faltando dentes, apresentadores de televisão com dentes acinzentados de nicotina. Era natural e aceitável e estas pessoas eram referencias de beleza e sucesso.

Hoje, somos cobrados e julgados pela nossa postura diante da vida, nosso autocuidado, nossas prioridades e nossa aparência. O branco virou regra no sorriso. O aparelho se tornou invisível para não comprometer a estética ao sorrir. E, todos, queremos mostrar um sorriso perfeito.

No mercado de trabalho e nas relações interpessoais e afetivas, o sorriso é uma grande ferramenta de conquista e sucesso. Não é para menos. Um sorriso bonito passa muitas informações. Gera auto confiança, simpatia, cordialidade, ou seja, agrega.

Não ter um sorriso socialmente aceitável gera vergonha , constrangimento e cria limitações. O sorriso é um recurso valioso para a socialização do indivíduo e é um formador de opinião a cerca deste mesmo indivíduo. Então, me conte, o que o seu sorriso diz sobre você ? .

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias