Home / Brasil

BRASIL

Número de mulheres assassinadas aumentou no Brasil no primeiro semestre

Levantamento feito com base em dados oficiais de todo o Brasil mostra um aumento de 2% no número de mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os casos de feminicídio também subiram. Em contrapartida, os registros de outros crimes relacionados à violência contra a mulher, como agressões e estupros, caíram no país. A pesquisa foi feita pelo portal G1.

Nos primeiros seis meses de 2020, 1.890 mulheres foram mortas de forma violenta em plena pandemia do novo coronavírus – um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de feminicídios, quando as mulheres são mortas pelo simples fato de serem mulheres, também teve uma leve alta. Segundo a pesquisa, 631 crimes de ódio foram motivados pela condição de gênero.

Por outro lado, o levantamento mostra que casos de lesão corporal no contexto de violência doméstica caíram 11%, bem como os estupros de mulheres e vulneráveis que tiveram uma queda de 21% e 20%, respectivamente.

A alta nas mortes segue a tendência registrada em todo o país no primeiro semestre deste ano. O percentual de homens mortos, porém, é um pouco superior. Dados do Monitor da Violência apontam que os assassinatos cresceram 6% de janeiro a junho, interrompendo as quedas recordes de mortes violentas no Brasil nos últimos dois anos.

Chama a atenção que o aumento de mortes neste ano aconteceu mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, que fez com que estados adotassem diversas medidas de isolamento social. Ou seja, houve alta na violência mesmo com menos pessoas nas ruas.

A queda nos registros de lesões corporais e estupros, por sua vez, impressiona, já que era esperada uma alta com o confinamento. Especialistas afirmam, porém, que se trata de uma subnotificação, isto é, menos denúncias foram feitas em razão das dificuldades impostas pela pandemia. Governos de estados como Acre e Sergipe reforçam que os números estão, de fato, subestimados.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias