Brasil

Amazônia tem o maior desmatamento para o mês de abril em uma década, diz Imazon

Redação DM

Publicado em 18 de maio de 2021 às 12:17 | Atualizado há 4 anos


Segundo o monitoramento extraoficial feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em abril, o desmatamento da Amazônia atingiu 778 km², o maior registrado nos últimos dez anos para o mês.

O número também é 45% maior que o desmatamento registrado em abril de 2020, quando 536 km² de floresta amazônica foram devastados. O Imazon também registrou recorde em março, com 810 km² de floresta desmatada, outro recorde histórico.

Veja o ranking dos estados com maior área desmatada:



  • Amazonas – 28%
  • Pará – 26%
  • Mato Grosso – 22%
  • Rondônia -16%
  • Roraima -5%
  • Maranhão – 2%
  • Acre 1%



“Em Lábrea e Apuí, no Amazonas, municípios que lideram o ranking dos 10 que mais desmataram, houve perda de 126 km2 de floresta, o que representa quase 60% de todo o desmatamento do Estado detectado em abril.” – Imazon

O monitoramento do Imazon é feito pelo Sistema de Alerta do Desmatamento (SAD), que monitora a região via satélites.

“O Imazon classifica o desmatamento como o processo de realização do corte raso, que é a remoção completa da vegetação florestal. Na maioria das vezes, essa floresta é convertida em áreas de pasto. Já a degradação é caracterizada pela extração das árvores, normalmente para fins de comercialização da madeira”, explica o instituto.

De acordo com os dados do governo, processados pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), que usam outra metodologia e apontam as áreas sob alerta de desmatamento é o segundo mês consecutivo em que os índices batem recordes históricos mensais. E classificaram o mês de abril como o pior da série histórica.



Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias