Home / Brasil

BRASIL

Maio Amarelo: Campanha pede respeito e responsabilidade no trânsito

O Maio Amarelo é um movimento Internacional de conscientização para redução de Acidente de Trânsito, que nasceu em 2014, proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito de Goiânia (Sinatran), Andréa Gonçalves, a campanha tem como objetivo primordial a conscientização do cidadão para reduzir os acidentes e evitar as mortes no trânsito.

"O Maio Amarelo é exatamente isso, é trazer para o debate o tema do trânsito. A campanha Maio Amarelo esse ano, tem como tema 'Respeito e responsabilidade Protege o Trânsito', logo o objetivo é exatamente promover a empatia e, a humanização das estatísticas dos acidentes de trânsito e chamar a atenção sobre como a impaciência e a intolerância refletem nas atitudes das pessoas, quando essas estão dirigindo", afirma Andréa.

Segundo o delegado de Polícia Classe Especial I, titular da Delegacia Especializada em Investigações de Crimes de Trânsito (DICT), Álvaro Cássio dos Santos, o trabalho da campanha Maio Amarelo tem sido feito em parcerias com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Álvaro Cássio, titular da DICT.Foto: Arquivo pessoal.

"O motorista mais consciente, mais educado e responsável irá dirigir ou pilotar sua motocicleta obedecendo os ditames legais, ou seja, a lei, evitando cometer infrações no trânsito", afirma Álvaro.

Segundo Andréa, existe um antecedente inconsequente sempre que há um acidente e morte no trânsito, "o antecedente em cerca de 95% dos casos é a prática de uma infração como, avanço de semáforo, excesso de velocidade, estacionar em faixa de pedestre ou em locais proibidos. Esse é o antecedente que acaba gerando um consequente que é exatamente os acidentes e as mortes", afirma.

Fiscalização flagra infração de trânsito.Foto: Cedida.

De acordo com Álvaro, "Com as medidas adotadas pela campanha Maio Amarelo, com conscientização, educação, sem esquecer da importância da repressão como exemplo, apuração rápida dos crimes de trânsito", podemos evitar o aumento no número de acidentes.

Andréa afirma que o trabalho do agente de trânsito é educar as pessoas e trazer a conscientização de uma ação que pode ser prejudicial não somente para ela mas, principalmente para o coletivo, "porque pode atingir outras pessoas, então através da conscientização, da educação e da também da fiscalização, nosso trabalho tem trazido retorno no sentido primordial de evitar a infração de trânsito, que é o antecedente e, como resultado evitar o consequente que é exatamente os acidentes e as mortes no trânsito, afirma.

Trabalho de conscientização de antes da pandemia.Foto: Cedida.

Ainda segundo Andréa, a importância do Maio Amarelo é justamente a conscientização, "é exatamente através desses debates, dessa reflexão, dessa lembrança do respeito da responsabilidade que cada um deve ter para manter um trânsito mais seguro e mais humano", diz.

Respeito e responsabilidade são fundamentais para evitar o aumento no número de acidentes de trânsito, por isso "a partir das ações de orientação, educação e fiscalização, a gente busca exatamente esse respeito e essa responsabilidade por parte dos motoristas, pedestres, ciclistas e todos que estão direto ou indiretamente interligados e integrados ao trânsito das cidades em geral", completa Andréa.

Segundo Álvaro, o número de acidentes em 2020 foi menor que em 2019, sendo 212 acidentes em 2019 e, 185 acidentes em 2020. "Aqui estamos falando em sinistros com vítimas fatais", explica.

Maio Amarelo tem como objetivo diminuir os acidentes de trânsito.Foto: Cedida.

Comparando os quatro primeiros meses deste ano, com os quatro primeiros meses do ano passado, esse ano tivemos um acréscimo de 24%. "No ano passado tivemos nesse período 50 vítimas e nesse ano 62, fato que nos fez acendermos a luz amarela", afirma Álvaro.

De acordo com a Andréa, a pandemia não trouxe nenhum prejuízo para a campanha do Maio Amarelo, "como nós somos uma atividade essencial, agente de trânsito, fiscalização de trânsito, o trabalho continua na medida do possível, dentro de um ambiente de normalidade aceito, então eu acho que talvez possa até contribuir para um trabalho remoto mais efetivo, dentro da campanha do Maio Amarelo e de conscientização no trânsito", explica.

Agentes de trânsito trabalhando antes da pandemia.Foto: Cedida.

Por isso, mesmo com a pandemia Álvaro afirma, "estamos trabalhando normalmente para dar maior segurança a sociedade Goiana" e faz um apelo a população, "Se for beber não dirija . Respeito e Responsabilidade. Pratique no Trânsito", finaliza Álvaro.

Na manhã desta quarta-feira (05), às 9h, aconteceu a abertura oficial do Maio Amarelo transmitida ao vivo pela Fanpage do Detran-GO e nas redes sociais do Governo de Goiás.

Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Detran Goiás (@detrangoias)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias