Caiado abre comporta de barragem em Goiânia
Redação DM
Publicado em 22 de setembro de 2021 às 16:39 | Atualizado há 4 anos
O governador Ronaldo Caiado, do Estado de Goiás, decidiu abrir a comporta de uma barragem da zona rural, em Goiânia, nesta quarta-feira, 22. A iniciativa visa equilibrar a vazão do Rio Meia Ponte e evitar o comprometimento de distribuição de água da capital em decorrência da seca.
A quantidade atual, medida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), indica que há em torno de 2,3 mil l/s. Caiado deseja impedir que este número diminua, e caia para o Nível Crítico IV, quando o escoamento é menor ou igual a 2 mil litros por segundo (l/s).
O governante ainda afirma que essa é a quantidade suficiente para fornecer a região metropolitana por um bom pe´ríodo. E que a regulagem é feita segundo o que a Saneago demanda, assim a empresa administra e o Estado proporciona a regulagem de vazão necessária.
Ainda que se tenha o risco de racionamento de água, o governo avalia que a construção de linhão à Aparecida de Goiânia poderá atender a região e minimizar o problema.
Conforme informações do Mais Goiás, a situação é melhor do que na estiagem em 2018. No total, são nove barragens monitoradas pela Saneago e Semad, para fornecimento de água caso haja risco de queda de vazão do Rio Meia Ponte.
- Goiás perde cartunista que desafiou ditadura com caneta e humor
- Bombeiro de folga salva piloto de parapente após queda em mata no rio Araguaia
- Nuvem em forma de tubo invade o céu de Portugal e gera alerta em praias
- Violência em Jataí: professor que foi atacado com pedra e chutes na cabeça segue em estado grave
- Velório de Jorge Braga acontece nesta segunda-feira em Goiânia