Home / Brasil

BRASIL

Caiado abre comporta de barragem em Goiânia

O governador Ronaldo Caiado, do Estado de Goiás, decidiu abrir a comporta de uma barragem da zona rural, em Goiânia, nesta quarta-feira, 22. A iniciativa visa equilibrar a vazão do Rio Meia Ponte e evitar o comprometimento de distribuição de água da capital em decorrência da seca.

A quantidade atual, medida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), indica que há em torno de 2,3 mil l/s. Caiado deseja impedir que este número diminua, e caia para o Nível Crítico IV, quando o escoamento é menor ou igual a 2 mil litros por segundo (l/s).

O governante ainda afirma que essa é a quantidade suficiente para fornecer a região metropolitana por um bom pe´ríodo. E que a regulagem é feita segundo o que a Saneago demanda, assim a empresa administra e o Estado proporciona a regulagem de vazão necessária.

Ainda que se tenha o risco de racionamento de água, o governo avalia que a construção de linhão à Aparecida de Goiânia poderá atender a região e minimizar o problema.

Conforme informações do Mais Goiás, a situação é melhor do que na estiagem em 2018. No total, são nove barragens monitoradas pela Saneago e Semad, para fornecimento de água caso haja risco de queda de vazão do Rio Meia Ponte.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias