Home / Brasil

BRASIL

Idoso é resgatado de trabalho análogo à escravidão

Um idoso de 93 anos foi resgatado na quinta-feira, 18, de trabalho análogo à escravidão. Ele trabalhava há 26 anos como caseiro em um sítio na zona rural de São João Del Rei (MG).

Segundo auditores-fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de Minas Gerais (SRTb/MG), o trabalho de mais de duas décadas do homem era exercido sem carteira assinada, férias e 13º salário. Além disso, a casa fornecida pelos patrões estava em condições insalubres e perigosas, com o telhado quebrado, a varanda a ponto de desabar, os forros apodrecidos e as fiações elétricas expostas.

"A esposa do trabalhador disse durante a ação fiscal que era necessário desligar o relógio de luz quando chovia para evitar o risco de choques elétricos, ficando o casal, portanto, molhado, com frio e no escuro. A família tentava, em vão, evitar as goteiras colando fita crepe no forro ", disse o auditor Luciano Rezende.

Os auditores-fiscais do Trabalho determinaram o encerramento imediato do contrato, a regularização do registro do empregado e o pagamento dos direitos subtraídos desde o início do trabalho por parte do empregador.

Foram lavrados 12 autos de infração e o empregador foi notificado para recolher o FGTS devido ao trabalhador. O idoso e a esposa foram levados para a casa de familiares.

A ação contou com a participação do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias