Home / Brasil

BRASIL

Suspeito de deformar nariz de pacientes é investigado

O cirurgião plástico Alan Landecker, suspeito de deformar o nariz de cerca de 30 pacientes, está sendo investigado pela Polícia Civil e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp).

Alan é especialista em rinoplastia e atua em consultório próprio no Jardim Paulistano, bairro nobre da Zona Sul de São Paulo. Ele compõe o corpo clínico dos hospitais Sírio Libanês, Albert Einstein e Vila Nova Star.

Os pacientes denunciam que após os procedimentos tiveram infecções bacterianas, gerando deformações, perda olfato e perfuração devido ao apodrecimento da pele.

"No pós-operatório, meu nariz não desinchou, com o passar dos dias começou a feder, com as pessoas do meu convívio percebendo o odor insuportável, até que no 15º dia abriu uma ferida". "Não sabemos de quem é a responsabilidade pela infecção porque aconteceu no ambiente hospitalar, mas a grande falha comigo e com os outros foi a negligência de sempre amenizar a situação, dizendo que era normal e que ia passar, ou jogando a responsabilidade pra gente, dizendo que não cuidamos adequadamente do local. Meu infectologista explicou que a contaminação aconteceu no primeiro ato cirúrgico e que, desde então, o tratamento aconteceu de forma incorreta", afirma o empresário Veraldino de Freitas Júnior.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou em nota que "os casos são investigados pelo 15º DP e pelo 34º DP. Foram solicitados exames de corpo de delito para as vítimas que já prestaram esclarecimento, sendo que os resultados estão em andamento e, assim que finalizados, serão analisados pela autoridade policial".

Segundo Alan, os pacientes tiveram infecções por conta de bactérias hospitalares. O médico repudiou as acusações. Veja a nota na íntegra:

O Dr. Alan Landecker repudia com veemência as acusações formuladas.

Em todas as fases do atendimento, prestou a necessária assistência, inclusive na pós-cirúrgica, não podendo ser responsabilizado naqueles casos em que os pacientes não cumpriram o necessário protocolo de cuidados recomendados, omitindo uso de medicamentos, como imunossupressores; abandonando o tratamento ou não seguindo as orientações médicas.

Dentre os pacientes que tiveram problemas de infecção após a cirurgia, os casos mais graves foram causados por bactérias tipicamente hospitalares, tais como Mycobacterium, Pseudomonas, Achromobacter, Burkholderia, Stenotrophomonas e Klebsiella.

Ressalte-se que, dentre os poucos pacientes que tiveram infecção, a ampla maioria cumpriu as orientações até o final do tratamento, estando totalmente satisfeitos, tanto com a estética como com a função nasal.

A rinoplastia é a cirurgia estética mais complexa da especialidade. Dentre as mais de 4 mil cirurgias que nosso cliente realizou nestes 20 anos (principalmente casos complexos de correções de pretéritas rinoplastias malsucedidas, realizadas por outros profissionais), raras foram as complicações infecciosas pós-operatórias, correspondendo a apenas 0,5% entre os pacientes do Dr. Landecker, referência nacional e internacional nessa especialidade.

Todos os pacientes são previamente orientados sobre os cuidados necessários e acompanhados por até três anos após os procedimentos.

A correção, seriedade e competência do profissional serão demonstradas por meio de exames e documentos, havendo prova induvidosa de que não incorreu em falta ou erro de qualquer esfera.

As imputações e ataques à honra, religião e reputação do Dr. Landecker, nas redes sociais, são alvo de representações, ações criminais e cíveis e seus autores serão devidamente responsabilizados.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias