Home / Brasil

BRASIL

Aluno afirma ter sido agredido e ameaçado com faca por professor de universidade

De acordo com Gustavo, o professor o derrubou e ameaçou com uma faca. Um vídeo gravado durante o tumulto mostra os dois homens no chão

Imagem ilustrativa da imagem Aluno afirma ter sido agredido e ameaçado com faca por professor de universidade

Um estudante da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) denuncia que um professor o atacou e tentou feri-lo durante uma manifestação na manhã de terça-feira (3).

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a briga entre o professor e outro aluno no chão, enquanto os estudantes gritam e perguntam: "esfaqueou?".

A Polícia Civil informou que o professor Rafael de Freitas Leão foi levado para a delegacia. A reitoria condenou a ação e anunciou que o comportamento do funcionário será investigado.

Para o G1, à EPTV, filiada da TV Globo, a defesa do professor confirmou que ele estava carregando uma faca e spray de pimenta, mas alega que os utilizou em legítima defesa.


		Aluno afirma ter sido agredido e ameaçado com faca por professor de universidade
Foto: Redes Sociais/Reprodução


As imagens foram compartilhadas no X (antigo Twitter) da deputada estadual de São Paulo, Mônica Seixas (PSOL). Gustavo Bispo, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE),que tem 20 anos, afirmou em uma rede social que além dele, outro estudante também foi agredido pelo professor.

A confusão teria começado por volta das 7h, quando os estudantes estavam indo às salas para convidar outros alunos para uma paralisação. O professor teria pedido que saíssem, resultando no desentendimento. Gustavo afirma que, nesse momento, o professor o agrediu.

Ele relata que usou uma mesa para se defender e conseguiu escapar. "Quando a gente tava tentando conversar e fazer um diálogo sobre a a paralisação que está acontecendo, esse professor veio pra cima de mim, segurou no meu braço e me jogou no chão".

Em seguida, os estudantes cercaram o prédio e chamaram a segurança. Foi quando outro aluno e o professor entraram em confronto, conforme mostrado no vídeo. De acordo com relatos, o professor também teria usado spray de pimenta no rosto dos estudantes.

A posição da Unicamp

Em um comunicado, a Reitoria da Unicamp condenou "os atos de violência praticados no campus de Barão Geraldo". Além disso, afirmou que além do inquérito policial em andamento, a conduta do professor será investigada por meio dos devidos processos administrativos, e as medidas apropriadas serão tomadas.

Manifestação na Unicamp


		Aluno afirma ter sido agredido e ameaçado com faca por professor de universidade
Foto: Jorge Talmon/EPTV


Nesta terça-feira, 3, trabalhadores e estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizaram uma manifestação em apoio às greves ocorrendo em São Paulo. Eles protestaram contra a privatização de órgãos estaduais e a deterioração das instituições públicas de ensino.

O Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU) informou que a manifestação também enfatizou as demandas por aumento no vale-refeição, abono e contra a implementação do ponto eletrônico, que tem motivado uma greve desde agosto.

Nas redes sociais, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) divulgou que vários centros acadêmicos se uniram à manifestação. Imagens compartilhadas mostram as entradas dos prédios e o acesso às salas de aula bloqueados com cadeiras (veja a foto abaixo).

A paralisação também demonstra solidariedade ao movimento da USP, que reivindica a contratação de mais professores. "Uma parte dos estudantes da Universidade aderiu a essa paralisação, com a adesão e apoio também do STU", disse a Unicamp.


		Aluno afirma ter sido agredido e ameaçado com faca por professor de universidade
Foto: Redes Sociais/Reprodução


Mais vídeos:

  • BRASIL

    Vídeo mostra momento que mãe chuta cabeça da filha de três anos

    Chute foi gravado por câmeras de segurança e mostra a agressão da mãe, a qual não tem a guarda da filha que pertence ao pai da criança

    Publicado quarta-feira, 15 de maio de 2024 - 13:19

    / Atualizado quarta-feira, 15 de maio de 2024

  • BRASIL

    PRF aprende 100 mil maços de cigarros contrabandeado

    Dois homens são presos durante operação

    Publicado sexta-feira, 10 de maio de 2024 - 19:28

    / Atualizado sexta-feira, 10 de maio de 2024

  • BRASIL

    Vilmar determina que alimentos arrecadados no ‘Aparecida é Show’ sejam encaminhados ao RS

    Prefeito lidera mobilização na cidade com objetivo de arrecadar alimentos e encaminhá-los para as famílias que sofrem as consequências da maior enchente no RS

    Publicado segunda-feira, 06 de maio de 2024 - 18:43

    / Atualizado segunda-feira, 06 de maio de 2024

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias