Brasil

Equipes do Governo de Goiás acompanham ações do “Juntos pelo Araguaia”

Redação DM

Publicado em 16 de julho de 2023 às 00:01 | Atualizado há 3 anos

Equipes do Governo de Goiás, em parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Escritório Executivo do Programa Juntos pelo Araguaia (JPA), realizaram expedição para acompanhar as ações de revitalização do rio Araguaia.

Os técnicos visitaram Aragarças, Bom Jardim de Goiás e Santa Rita do Araguaia em um período de cinco dias.

Segundo a Semad, foram realizadas atividades de mobilização social, engajamento de produtores rurais, cercamento, monitoramento e manutenção de áreas beneficiadas pelo programa.

Lançado em junho de 2019, “Juntos pelo Araguaia” tem como objetivo recuperar áreas degradadas e promover o reflorestamento no bioma cerrado.

O programa busca melhorar a qualidade do rio, preservar o meio ambiente e regenerar ecossistemas fragilizados.

Além disso, visa fornecer serviços ambientais, como a captura de carbono, e promover uma mudança cultural em relação às práticas sustentáveis de ocupação do território.

Segundo a secretária Andrea Vulcanis (Semad), o objetivo da missão foi integrar as equipes – tanto da Semad quanto do Escritório Executivo e do Instituto Espinhaço, instituição executora.

“Os participantes interagiram com as comunidades beneficiadas, esclareceram dúvidas e se aprofundaram, na prática, sobre a metodologia inovadora preconizada pelo programa”, afirma a secretária. 

Vulcanis explica que a iniciativa não envolve recursos públicos, mas privados (Anglo American e Hypera Pharma). A realização adota princípios de governança. 

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia