Brasil

Guarda civil é ‘engolido’ por cratera após calçada ceder na orla de Praia Grande (SP)

Redação Online

Publicado em 14 de setembro de 2026 às 15:32 | Atualizado há 48 minutos

Guarda civil cai em cratera após calçada ceder na orla de Praia Grande (SP) | Foto: Itaicy Julio/Praia Grande Mil Grau
Guarda civil cai em cratera após calçada ceder na orla de Praia Grande (SP) | Foto: Itaicy Julio/Praia Grande Mil Grau

Um guarda civil municipal (GCM) foi “engolido” por uma cratera que se abriu na orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo, durante as fortes chuvas que atingem a Baixada Santista. O guarda foi até o local para checar o desabamento de outro trecho da orla, neste domingo (13/09), no bairro Caiçara. As imagens mostram o momento em que a calçada cedeu e o agente caiu no buraco. Ele não sofreu ferimentos.

“O GCM desembarcou da viatura e veio até onde eu estava. Informei a ele exatamente onde ficava a cratera. Quando ele se aproximou e viu a dimensão do buraco, ficou impressionado e começou a chegar mais perto para verificar a situação. Nesse momento, acabou caindo dentro da cratera”, explicou o produtor de conteúdo Itaicy Julio. Após o acidente, Julio pediu ajuda do outro GCM, que havia ficado na viatura, e os dois se uniram ao morador Marcos Roberto Alves Casemiro para ajudar no resgate.

Segundo Casemiro, o buraco onde o GCM caiu tinha aproximadamente dois metros de profundidade. “Fomos auxiliando e ele também praticamente sozinho foi escalando ali as pedras que tinham e saiu. E não se feriu aparentemente”, disse o morador. Ele contou que mora em um prédio em frente ao trecho e esteve no local da queda momentos antes, quando denunciou o caso ao influenciador digital.

Em nota, a Prefeitura de Praia Grande informou que o rompimento de uma adutora da Sabesp causou a abertura da cratera em uma parte do calçadão da orla no bairro Caiçara. Segundo a administração municipal, o local está isolado. A prefeitura disse que já efetuou o contato com a Sabesp e também com a concessionária de energia, por conta de um poste ter sido danificado.

O incidente ocorreu durante as chuvas que atingem o litoral sul de São Paulo e as cidades do Vale do Ribeira desde a última semana. Em Ribeira, vários bairros ficaram alagados e ao menos 60 pessoas precisaram deixar suas casas. Em Eldorado, equipes da Defesa Civil utilizaram botes para resgatar moradores, e cerca de 170 pessoas foram levadas para abrigos. Em Jacupiranga, um deslizamento de barreira atingiu pelo menos duas casas.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia