Inhumas supera crise do lixo
Redação DM
Publicado em 29 de abril de 2015 às 03:18 | Atualizado há 11 anosThalys Alcântara Da editoria de Cidades
Ao andar por Inhumas é possível observar ruas limpas e a maioria das lixeiras vazias. Bem diferente de uma semana atrás, quando foi interrompido o serviço de coleta de lixo.
Sacos com lixo residencial se acumularam causando mau cheiro e poluição visual. “Foram três dias sem coleta. Um problemão”, reconhece o secretário de Planejamento do município, Itamar Junior.
Ele foi um dos primeiros gestores públicos a ter que controlar a situação, quando chegou de uma viagem na segunda-feira (20) e se deparou com a cidade imunda. “Como foi um feriado, eu viajei, os colegas viajaram, o prefeito estava fora da cidade”, conta.
No dia 21, a prefeitura lançou uma nota pedindo desculpas aos moradores de Inhumas, onde informa que o vencimento do contrato de licitação da empresa responsável pela coleta atrasou o serviço. “Devido aos entraves burocráticos para a contratação da nova empresa, temos um pequeno atraso no recolhimento de lixo da cidade”, diz o documento. Em uma página na internet do prefeito Dioji Ikeda, internautas da cidade não receberam bem o aviso e manifestaram insatisfação com a situação.
De acordo com o secretário, a empresa Brasil Construtora teria feito um acordo com a prefeitura de que continuaria prestando serviço enquanto não ocorresse um novo processo de licitação. “Nós não tivemos como nos programar porque estava compromissado que eles iam fazer a coleta”, explica.
Ele reclama que o Tribunal de Contas do Município (TCM) sempre suspende os editais de licitação da prefeitura relacionados à coleta de lixo. “Eu não sei qual o motivo que eles mandam suspender, mas tem esse costume. Não só com Inhumas”, disse.
MUTIRÃO
Um dia após o feriado de Tiradentes foi organizado um grande mutirão para limpar a cidade. Foram necessários quatro dias para concluir o serviço. “A gente pegou tudo da prefeitura: todos os servidores da Secretaria de Infraestrutura, mais uma equipe que já recolhe entulho e galhada, mais de dez caminhões. Até trator a gente colocou na rua para fazer esse choque de coleta.”, conta Itamar, que acredita que hoje cerca de 90% da cidade esteja com o serviço normalizado.
A empresa Brasil Construtora voltou a realizar sua atividade, mas ainda é incerto o futuro da coleta de lixo em Inhumas. Existe a possibilidade de uma nova licitação ou do serviço voltar para a prefeitura. Itamar explica que a terceirização foi realizada devido à falta de funcionários da área, mas que há um concurso para garis em andamento. “Até dia 20 de maio a prefeitura vai ter definição de como será a coleta. Nós dependemos da questão financeira, do que é mais econômico”, disse.
Existe uma dívida da prefeitura com a empresa, que chega a R$ 1,5 milhão. O grupo empresarial que realiza a coleta estaria em dificuldades para quitar os vencimentos dos servidores. Mesmo assim optou em seguir com os serviços até que a solução definitiva seja ofertada para os moradores do município.
]]>