Brasil

Mantido na Vila Nova, Parque Agropecuário prepara Festa da Pecuária

Redação DM

Publicado em 7 de março de 2022 às 12:34 | Atualizado há 4 anos


O Parque Agropecuário de Goiânia, que detém 80 anos de história, terá sua permanência resguardada. O prefeito Rogério Cruz sancionou o Plano Diretor do Município, após aprovação pela Câmara de Vereadores.

O presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Eurico Velasco, comemorou o que considera uma vitória dos agropecuaristas. “Com isto, acabaremos de uma vez com a pressão que vários órgãos para a mudança da nossa ‘casa’, e em seguida entraremos com as medidas cabíveis para as derrubadas dos embargos e muitos outros processos contra a SGPA”, declara ao Diário da Manhã.

O Parque Agropecuário nasceu praticamente com a edificação da nova Capital. SGPA, que teve como primeiro presidente o médico e pecuarista Altamiro de Moura Pacheco, acompanhou o processo de modernização no Estado com a implantação da mudança. E impulsionou a atividade agropecuária em Goiás, através das mostras agropecuárias, fez com que os produtores goianos ocupassem as primeiras colocações no ranking dos índices de produtividade e de produção. Talvez, em nenhuma parte do mundo tenha ocorrido algo igual.

Mas, mesmo assim, uma vez ou outra, aparecem, ainda, vozes provocantes contra as atuais instalações do Parque Agropecuário que leva o nome do fundador de Goiânia: Pedro Ludovico Teixeira. Até o executivo municipal tentou, anteriormente, essa mudança, através de alguns planos diretores, que implica muitas vezes na alteração urbana. Uma mudança desse tipo tenderia a remover um legado histórico. Mas inúmeras conversações entre a entidade classista e com os poderes legislativo e executivo do município culminaram com a manutenção do Parque Agropecuário em Vila Nova.

Presidente da SGPA, Eurico Velasco recebeu a confirmação com natural euforia, manifestada publicamente. E fez agradecimento especial ao vereador Henrique Alves, que foi fundamental neste processo. Segundo o dirigente classista “nos planos diretores de Goiânia anteriores, tal entrave se arrastou por anos, gerando, até hoje, vários problemas à SGPA de todas as espécies”.

Ele observa que “depois de todo empenho e labuta da atual diretoria da SGPA, e com os entendimentos e apoios do prefeito de Goiânia, vereadores, secretários municipais, amigos e demais autoridades, conseguimos a retirada de tal artigo e assim recolocamos a nossa “casa” como parte integrante do patrimônio protegido de Goiânia, como deveria ser sempre”.



Unidade da Vila Nova sedia museu da SGPA

O Parque Agropecuário ocupa todo um quarteirão em Vila Nova. Sedia, além da SGPA, os núcleos do zebu, aves, suínos, equinos. É o local onde tradicionalmente realiza a Festa da Pecuária e seus shows artísticos, a maior atração da cidade e reúne gente dos diferentes estados e países. Alguns presidentes da República prestigiaram o evento. Jair Bolsonaro foi lançado candidato durante reunião no Auditório Augusto Gontijo. Os cantores Leandro e Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano despontaram cantando nas barracas dos Estados.

O Parque detém ainda o museu da SGPA que conta toda a história do produtor goiano, entre elas viagens de carro de boi, a evolução do rebanho. O autor desta matéria publicou um livro A História da SGPA, Domando o Boi pela Genética, narrando como surgiu a entidade, conta as ações cada gestão. A publicação pode ser encontrada na sede da SGPA ou com o autor.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia