Mercado Livre e Mercado Pago enfrentam instabilidades após pane em serviços digitais
Léo Carvalho
Publicado em 20 de outubro de 2025 às 17:18 | Atualizado há 3 horas
Após a queda do aplicativo 99 Pop na semana passada, novos serviços digitais registraram instabilidades nesta segunda-feira (20). Usuários da Amazon, do Mercado Livre e do Mercado Pago relataram dificuldades de acesso durante a manhã, com falhas que afetaram o funcionamento dos aplicativos e sites das plataformas.
Leia também
Usuários enfrentam apagão digital após pane global na Amazon Web Services
As falhas começaram nas primeiras horas do dia e se estenderam por parte da manhã. Em alguns casos, os aplicativos não carregavam corretamente, apresentando mensagens de erro ou lentidão para concluir compras, consultar pedidos e realizar transações financeiras.
No caso do Mercado Pago, usuários relataram problemas para acessar contas, efetuar Pix, verificar saldos e efetuar pagamentos por meio do aplicativo. A interrupção afetou tanto consumidores quanto comerciantes que utilizam o sistema como principal meio de recebimento.
Falha persiste
Por volta do fim da manhã, os serviços começaram a ser restabelecidos gradualmente, mas as reclamações continuaram nas redes sociais ao longo do dia. Até a publicação desta matéria, os serviços do Mercado Livre e do Mercado Pago ainda apresentavam intermitência.
O episódio reforça a crescente dependência das empresas e dos consumidores em sistemas digitais interligados. Interrupções dessa natureza, mesmo que breves, são capazes de paralisar transações, afetar o comércio eletrônico e comprometer a confiança do usuário.
Nas últimas semanas, diferentes plataformas de mobilidade, e-commerce e serviços financeiros passaram por oscilações, o que reacende o debate sobre a fragilidade das infraestruturas tecnológicas diante do volume crescente de acessos e operações em tempo real.
Na manhã da última quarta-feira (15), o aplicativo da empresa de mobilidade 99 apresentou instabilidade generalizada afetando motoristas, passageiros e entregadores em todo o país. As falhas atingiram não apenas o serviço de transporte individual, mas também os aplicativos 99Moto, 99Food e 99Pay. A falha gerou até uma ação de marketing bem-humorada da concorrente Uber.
