Programa Intensifica Saúde Goiânia fortalece atenção primária
Redação DM
Publicado em 6 de setembro de 2023 às 14:25 | Atualizado há 3 anosA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza, nesta quarta-feira (6/9), a 5ª edição do Programa Intensifica Saúde Goiânia. A ação tem o objetivo de fortalecer os serviços de Atenção Primária em Saúde, e visa à promoção da saúde e bem-estar dos cidadãos da Capital, com atendimentos em 79 unidades de saúde sem a necessidade de agendamento. Em quatro edições, o programa alcançou a marca de 22.287 atendimentos.
O Intensifica Saúde Goiânia é executado todas as quartas-feiras, das 8h às 17h, e abrange as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Saúde (CSs) nos sete distritos sanitários da cidade. Focado no atendimento às gestantes que não fazem pré-natal adequado, mulheres entre 25 e 64 anos que não realizaram exame citopatológico nos últimos três anos e pacientes com hipertensão e diabetes, o programa foi concebido com o intuito de atender a diversas necessidades da população.
A iniciativa atualiza o cartão de vacinas, especialmente das crianças. Vacinas como a Pentavalente e a VIP para crianças de 2 meses a 1 ano de idade são ofertadas. O programa também enfatiza a importância da continuidade dos tratamentos e a necessidade de retorno aos cuidados de saúde, proporcionando orientações valiosas aos pacientes.
Profissionais
A ação é coordenada pela Diretoria de Atenção Primária e Promoção da Saúde (Dapps) da Superintendência de Gestão de Redes de Atenção à Saúde. Enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, agentes comunitários de saúde colaboram no atendimento.