Home / Brasil

BRASIL

Rede de supermercados indenizará Estado em R$ 20 milhões após caso de racismo com mortes

Acordo coletivo prevê pagamento parcelado e destinação dos recursos ao combate do racismo estrutural e melhoria das condições de trabalho

Foto: Divulgação/DPE-BA Foto: Divulgação/DPE-BA

A rede de supermercados Atakarejo firmou um acordo coletivo para indenizar o Estado da Bahia em R$ 20 milhões, após o caso de racismo envolvendo uma de suas lojas em Salvador que terminou com as mortes de Bruno e Yan Barros em abril de 2021.

Pelo acordo, homologado na segunda-feira (18), o valor será pago em 36 parcelas e empregado no Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.

As ações que levaram ao acordo partiram da Defensoria Pública da Bahia, da ONG Educafro e do Centro Santo Dias. Já a família de Bruno e Yan não terá acesso direto ao valor da indenização.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Relembre o caso: Bruno e Yan foram encontrados mortos após serem pegos por seguranças do Atakarejo tentando furtar peças de carne. Eles sofreram agressões, foram mantidos reféns e entregues a traficantes, que os executaram.

Além da indenização, o Atakarejo se comprometeu com 41 cláusulas que incluem não contratar mais seguranças policiais, espelhar a proporção racial da Bahia entre seus funcionários e atualizar normas contra discriminação.

O dinheiro da indenização será usado em iniciativas contra o racismo estrutural.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias