Política

Vídeo: Lula pressiona Flávio Bolsonaro a expor sigilos bancários e amplia embate nas redes

Redação Online

Publicado em 19 de outubro de 2026 às 20:57 | Atualizado há 39 minutos

Lula cobra transparência financeira de Flávio Bolsonaro antes do segundo turno | Foto: Reprodução
Lula cobra transparência financeira de Flávio Bolsonaro antes do segundo turno | Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pressionar o senador Flávio Bolsonaro (PL) a autorizar a abertura dos sigilos bancários e telefônicos dele e de familiares. A cobrança, feita inicialmente durante o debate presidencial da Band, no domingo (18/10), ganhou novo capítulo nesta segunda-feira (19/10), após o petista publicar um vídeo no Instagram. Na gravação, Lula afirmou que pretende preparar procurações próprias e de todos os filhos para permitir o acesso aos dados, desde que Flávio aceite a mesma condição e inclua o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, e o irmão. Em duas horas, a publicação superou 1,2 milhão de visualizações e 352 mil comentários, com engajamento superior ao dos quatro vídeos anteriores do perfil.

Durante o debate, o presidente defendeu que os documentos fossem entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes da votação de domingo (25/10). Lula relacionou a proposta à necessidade de esclarecer como o senador adquiriu imóveis de alto valor, segundo ele, com recursos incompatíveis com o salário recebido. O trecho do confronto publicado nas redes de Lula ultrapassou 1,5 milhão de visualizações e 466 mil comentários. Na ocasião, Flávio ironizou a provocação, declarou que não tinha celular e afirmou que suas contas estavam abertas e haviam sido informadas à Receita Federal.

Em outra publicação, divulgada cerca de duas horas depois, Lula voltou a abordar a relação de Flávio com o miliciano Adriano da Nóbrega, ex-policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). O vídeo destacou a homenagem concedida pelo senador ao ex-capitão com a Medalha Tiradentes e informou que a mãe e a esposa dele trabalharam no gabinete de Flávio quando o parlamentar ainda exercia mandato de deputado estadual. A publicação alcançou 1,1 milhão de visualizações em menos de uma hora.

O deputado federal André Janones (Rede), que lidera o grupo digital conhecido como “Exército do Lula”, também orientou apoiadores a pesquisar no Google associações entre Flávio e termos como “miliciano”, “Comando Vermelho” e “Ana Clara”. A referência a Ana Clara Gomes Machado, de 5 anos, diz respeito à atuação do senador como advogado do policial acusado de matar a criança em 2021. Segundo Janones, a estratégia buscava ampliar a presença desses termos no Google Trends durante a transmissão do debate.

O encontro da Band marcou o primeiro debate direto entre os candidatos à Presidência antes do segundo turno. Além das perguntas e respostas entre Lula e Flávio, os dois responderam a questionamentos de jornalistas da emissora. Um novo confronto está marcado para sexta-feira (23/10), na TV Globo, dois dias antes da votação.

Foto e Vídeo: Redes Sociais


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia