Home / Cidades

CIDADES

5º caso de sarampo é confirmado em Goiás

O 5º caso de sarampo em Goiás foi confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). De acordo com a secretaria, o paciente diagnosticado com sarampo é um jovem adulto da cidade de Goiânia, que teve contato com outras duas pessoas infectadas.

Segundo a pasta, apesar da primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação ter se encerrado no último dia 25 de outubro, quem precisa se vacinar, deve procurar os postos de saúde da cidade onde mora.

A Secretaria de Saúde afirma que a cobertura vacinal de Goiás supera a média nacional, que é de 97% e reforça a importância da imunização para quem ainda não se vacinou.

Crianças a partir de seis meses devem tomar a dose zero da vacina, a partir de um ano devem tomar a primeira dose de tríplice ou tetra viral e após três meses, a segunda dose.

Quem tiver entre um e 29 anos e não tiver duas doses da vacina comprovadas no cartão de vacinação deve se vacinar. Entre 30 e 49 anos que não tem uma dose da vacina comprovada em cartão de vacinação,também deve vacinar.

Além do 5° caso de sarampo confirmado outros estão sendo investigados

Em Goiânia, no total três pessoas foram diagnosticadas com a doença. Uma pessoas foi diagnosticada na cidade de Posse e outra em Alto Paraíso de Goiás. Além desses casos confirmados, outros 45 estão sendo investigados, enquanto 120 foram descartados de um total de 170 notificações de suspeitas.

Segundo a SES, para a primeira fase e rotina o estado recebeu 230 mil doses e, após o fim dessa primeira fase, que teve como foco imunizar bebês, Goiás recebeu mais 40 mil doses. A pasta afirma que o Ministério vai enviar mais doses para a segunda fase de vacinação.

Na segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação o foco são pessoas entre 20 e 29 anos que ainda não estão protegidas contra o sarampo. Essa nova fase acontecerá entre os dias 18 e 30 de novembro.

Com informações do G1

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias