Cidades

Jubileu de 180 da Romaria do Divino será online, sem presença de fiéis

No ano em que completa 180 anos de tradição, Romaria do Divino Pai Eterno não contará com a presença física dos romeiros nas celebrações.

diario da manha
Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (15), após reunião com o reitor do Santuário Basílica, padre Robson Oliveira, o prefeito de Trindade, Jânio Darrot, o secretário de Comunicação, Gustavo Queiroz e representantes da Igreja Católica e do Governo de Goiás, foi anunciado que o Jubileu de 180 anos da Romaria do Divino Pai Eterno acontecerá sem a presença dos fiéis, pelos meios de comunicação.

A data prevista permanece a mesma, com início em 26 de junho e término em 05 de julho, entretanto os romeiros e fiéis somente poderão acompanhar as celebrações pelos meios de comunicação e redes sociais. A decisão de acordo com o prefeito Jânio Darrot foi a melhor alternativa, “acreditamos que essa foi a melhor alternativa para manter conectados milhões de romeiros”.

Pandemia

Na ocasião também estavam presentes representantes das forças de Segurança Pública e os participantes da reunião concordaram em suspender a peregrinação e as celebrações como forma de garantir a segurança à saúde dos fiéis e dos moradores da cidade. Em virtude da pandemia do coronavírus a orientação dos órgãos de saúde é de que se evitem aglomerações.

“O combate ao coronavírus impõe como medida essencial evitar aglomerações para não permitir a propagação da doença, mas podemos manifestar a nossa fé de onde estivermos”, afirma o gestor do município e acrescenta, “a devoção que irradia de Trindade é muito forte e todos vamos nos unir em preces, graça e comunhão para que todo esse mal seja superado”.

A Romaria que é o segundo maior evento religioso do país será transmitida através da TV, rádio e Internet. A devoção ao Divino pai Eterno completa em 2020 o Jubileu de 180 anos de sua origem. Em 2019 o evento contou com a participação de 3,2 milhões de pessoas e tem grande impacto econômico na região.

A programação do evento ainda não foi divulgada pelos organizadores que informaram que se reunirão nos próximos dias para decidir os detalhes de como se dará a realização da festa.

Comentários