Home / Cidades

CIDADES

Governo de Goiás repassa doações para Associação de Microcefalia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), fez a entrega, nesta sexta-feira (29/01), de móveis para escritório, computadores e colchonetes para a Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika vírus em Goiás (Amiz). Os materiais foram doados à Seds pela Caixa Econômica Federal.

As doações à entidade, que tem sede no Setor Alto Vale, em Goiânia, vão contribuir para o atendimento a 140 famílias que moram em Goiás e que têm filhos com microcefalia causada pelo surto de Zika vírus.

Para a presidente da Amiz, Rochelle Alves, que é mãe de uma criança portadora da malformação, o apoio da Seds com a doação do mobiliário e dos equipamentos vai possibilitar que a entidade receba seus associados em sua sede com mais qualidade e conforto.

Depois de um minucioso levantamento sobre a situação em que se encontram as crianças que desenvolveram microcefalia em decorrência do Zika vírus, a secretária Lúcia Vânia se reuniu com a presidente da associação e mães de crianças com a malformação, em dezembro do ano passado, para desenvolver um plano de apoio a essas famílias.

Entre as demandas apresentadas pela associação, está o acesso prioritário aos atendimentos na área de saúde, principalmente no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), pois a maioria das crianças necessita de atendimento em reabilitação.

No fim do ano passado, a Seds repassou para a Secretaria de Saúde o prédio que abrigava o Centro de Apoio ao Deficiente (Cead), responsável pelo atendimento às pessoas com deficiência, e que vinha funcionando de forma precária.

Móveis para escritório, computadores e colchonetes doados para a Associação de Microcefalia e outras Malformações por Zika vírus em Goiás (Amiz)

Ao repassá-lo à Saúde, a secretária sugeriu tornar a unidade um braço de apoio ao Crer no atendimento às crianças vítimas do Zika vírus no processo de acompanhamento e reabilitação.

“Acreditamos que o espaço seria muito bem recebido pela sociedade e daria ao Governo de Goiás uma oportunidade de fortalecer a reabilitação dessas crianças, uma vez que o Crer tem uma grande demanda desse grupo e, com esse espaço, poderia melhorar o atendimento na parte de reabilitação”, afirma Lúcia Vânia.

Roupas e brinquedos

A Seds destinou também à Amiz doações de roupas e brinquedos feitas pela Farmácia Artesanal, e que vão beneficiar as famílias mães de crianças com microcefalia. As doações foram entregues nesta sexta-feira (29/01). A entidade recebeu ainda 200 máscaras para proteção ao coronavírus.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias