Home / Cidades

CIDADES

Siamesas de SP passam pela 1º cirurgia preparatória para separação, em Goiânia

Valentina e Eloá, gêmeas siamesas de São Paulo que nasceram unidas pelo abdomen, passaram pela a primeira cirurgia preparatória para a separação. Segundo o médico Zacharias Calil, responsável pelo tratamento das meninas, o procedimento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (27), em Goiânia, foi um sucesso.

''A cirurgia foi tranquila. Nós conseguimos fazer o procedimento de acordo com o planejado'', disse Zacharias Calil.

As irmãs nasceram na cidade de Guararema, interior de São Paulo, tem 1 ano e 5 meses unidas pelo abdomen, dividindo bacia, fígado, intestino grosso e genitália. O procedimento de preparação feita nesta manhã levou cerca de duas horas e foi realizado para corrigir uma má formação no sistema digestivo delas.

Zacharias explica que agora, a próxima etapa é a colocação dos expansores. ''Eu acredito que, quando chegar o material, daqui a 20 ou 30 dias, a gente já pode colocar os expansores'', explica o médico.

Conforme Calil, a cirurgia de separação só pode ser feita depois que esses expansores forem colocados, garantindo assim que as meninas tenham pele suficiente para a cicatrização.  Há estimativa de a cirurgia definitiva acontecer ainda este ano.

''Nós programamos seis expansores com duas etapas. A primeira etapa seriam três expansores colocados na parte da frente do corpo. Espera mais alguns dias e coloca o restante na parte posterior'', explica Zacharias.

São vários exames que elas tem que fazer durante o período preparatório que antecede o procedimento de separação, por isso, a família decidiu morar por um tempo em Morrinhos, cidade na região sul de Goiás, onde eles têm parentes e amigos

Fernando Oliveira Santos, pai das gêmeas, comemora o resultado positivo da cirurgia realizada nas filhas.'' Estamos felizes que tudo deu certo. Estamos gratos, primeiro a Deus e aos profissionais que realizaram a cirurgia junto com o doutor Zacharias Calil'', agradece o pai.

Pai de siamesas comemora o sucesso da cirurgia. Foto: Foto: Gabriel Garcia/TV Anhanguera

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias