Cidades

26 de maio: Dia Nacional do Bombeiro

O trabalho destes heróis vai muito além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida em nossa sociedade

diario da manha
Foto: CBMGO

Salvando vidas diariamente, os bombeiros são heróis anônimos que diariamente somam esforços para ajudar quem necessita. Dedicam-se à tarefa de salvar e por isso, nada mais justo do que lembrarmos e valorizarmos esses profissionais essenciais.

O dia Nacional do Bombeiro é comemorado em 26 de maio, mais do que comemorar esta data é importante exaltar e promover neste dia o apoio e respeito a profissão, valorizando aqueles que a exercem com tanta coragem e prontidão.

Foto: Divulgação CBMGO

O Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial n. 1.775, que estabeleceu, pela primeira vez no Brasil, o serviço de eliminação de  incêndio. Naquela época, ao sinal de incêndio, e o badalar dos sinos alertava homens, mulheres para que ficassem em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em  mão, até chegarem ao local que estivesse pegando fogo.

O 2° Tenente do Corpo de Bombeiros Militar, Neuman Rodrigues dos Santos, afirma que sempre teve vontade de ajudar o próximo e sua profissão hoje é sua maior realização.

Sempre tive vontade de ajudar a todos de alguma maneira, minha profissão que outrora seria apenas um ganha pão, tornou-se minha vida, minha paixão. Acho que não seria capaz de seguir outro caminho, amo o que faço, tenho maior orgulho em servir ao meu estado e a nossa população”, afirma o tenente.

O trabalho destes heróis vai muito além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida em nossa sociedade. Estes profissionais também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Para o gerente de produção, Enilson Antônio de Souza, de 50 anos, o corpo de bombeiros deveria ganhar homenagens todos os dias da população.

Graças ao Corpo de bombeiros fui socorrido rapidamente e tive oportunidade de viver novamente após um acidente de carro. Eles foram extremamente rápidos e me passaram uma calma sem explicação, sou grato pelo socorro e sinto que eles deveriam ser chamados de heróis todos os dias”, afirma Enilson.

A diferença entre Bombeiros militares e Bombeiros Civis

Está equivocado quem acha que bombeiro é tudo igual. Em nosso país há uma diferença entre bombeiros civis e militares, tendo atuações diferentes, mas com o mesmo objetivo, combater e prevenir incêndios. Bombeiros Militares: fazem parte da segurança do Estado e disponíveis para atuação em prol da população em geral. Bombeiros Civis: são profissionais particulares ou voluntários que atuam em estabelecimentos como prédios, shoppings, hospitais ou indústrias.

O Tenente Neuman, reitera que apesar de estar chegando perto de se aposentar, o maior desafio de sua carreira é manter sempre um ótimo padrão de atendimento para população.

Meu maior desafio está por vir, estou chegando ao final da trajetória, encerrando o tempo de serviço. O grande desafio agora é manter o mais alto padrão de atendimento, o mais alto padrão de excelência nos serviços prestados a população,” finaliza Neuman.

A competência destes profissionais é tão grande que, várias vezes, jornais televisivos, sites de noticias e jornais impresso mostram resgates realizados presencialmente ou através do telefone. Com muito profissionalismo, eles mantêm a pessoa que está do outro lado da linha tranquila, oferecendo condições de agir e ensinando como fazer os primeiros socorros.

Em toda a história, foram os bombeiros que combateram grandes desastres, inclusive em problemas como desabamentos, desastres ambientais como o caso de Brumadinho ou acidentes de carro.

Leia também:

Comentários