Home / Cidades

CIDADES

Após autorização da justiça, Comurg enche 15 caminhões com lixo guardado em casa de idosa, em Goiânia

Uma ação da prefeitura de Goiânia mobilizou os órgãos de saúde, Vigilância Sanitária e segurança para retirada de cerca de 15 caminhões em lixos e entulhos acumulados de uma casa localizada na Avenida 3º Radial no Setor Pedro Ludovico, durante uma limpeza compulsória. A ação aconteceu nesta terça-feira, 14.

Na residência mora uma idosa de 84 anos e o filho, de 58 anos, que já foram notificados nove vezes após fiscais encontrarem focos do mosquito Aedes aegypti e, vinham sendo monitorados pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária por continuarem com a acumulação.

De acordo com a Vigilância Sanitária, além de focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus, febre amarela e Chikungunya, em meio ao entulho, também foram encontrados ratos e baratas.

O local ainda é propício para a aparições de escorpiões, além de ser um potencial de incêndio devido a quantidade de materiais inflamáveis, o que coloca a vida dos moradores e vizinhos em risco.

“Nas últimas três semanas tivemos em torno de 12 casos de dengue bastantes próximos a casa. Acreditamos que os focos devem estar nesse lugar. Hoje já conseguimos identificar vários criadouros”, explica o coordenador de fiscalização da Zoonoses, Jadson Moreira.

Cerca de 15 caminhões em entulhos acumulados são retirados da casa de idosa em Goiânia - Foto: Reprodução

Segundo a equipe da Comurg, a estimativa era que usassem de 10 a 12 caminhões para retirarem os entulhos, mas, ao decorrer da ação, o número aumentou para 15 caminhões, uma vez que até ás 13h10 desta terça, nove caminhões com entulhos já haviam sido retirados.

Idosa e filho

Durante a limpeza, o filho da idosa ficou em observação médica na ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Acompanhamos a situação desses idosos desde 2008. Já tentamos e oferecemos todo tipo de ajuda que o poder público pode oferecer, mas nunca conseguimos encaminhar eles para um tratamento, sempre recusaram e hoje culminou nessa ação, baseado em uma decisão judicial, de forma compulsória”, relata Jadson.

Os fiscais acionaram a Delegacia do Idoso para acompanhar o caso já que a idosa se recusa a deixar a residência. A filha dela também foi contactada e conversa com a mãe para tentar convence-la a ir morar com ela. Essa é a segunda limpeza realizada na residência.

Com informações do Mais Goiás.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias