Home / Cidades

CIDADES

Mulher denuncia que levou cão com leishmaniose para ser sacrificado, mas ele foi abandonado vivo em vala de aterro

Um cachorro foi encontrado abandonado em uma vala do aterro sanitário de Porangatu, no norte de Goiás. A cabeleireira Zilma da Silva Costa, reconheceu o cão como sendo o seu Rodolfo, que foi diagnosticado com leishmaniose e deixado para ser sacrificado pela Unidade de Zoonoses da cidade.

"Fiz tudo legalizado, dentro da lei, mas eles não fizeram o procedimento correto", denunciou Zilma.

O veterinário Sebastião Costa foi ao local deixar os restos mortais de outro animal, na terça-feira, 14, quando ouviu o latido do cão e chamou o Corpo de Bombeiros.

"Escutei um cachorro chorando. Quando a gente olhou para o buraco, o cachorro estava lá. Após retirá-lo [do buraco], a gente o sedou, porque ele estava muito agitado, e coletamos o sangue. Por desconfiar que era um animal abandonado ali naquela região, fizemos um teste e deu positivo para leishmaniose", explicou.

De acordo com a Polícia Civil, o animal foi retirado do local e sacrificado com uma injeção.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porangatu, que é responsável pela Unidade de Vigilância em Zoonoses, "constatou que o cachorro mostrado no vídeo da denúncia não passou pela unidade" . Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que em consulta aos registros da UVZ Unidade de Vigilância em Zoonoses constatou que o cachorro mostrado no vídeo da denúncia não passou pela unidade e que esta afirmação é infundada.

Jamais uma unidade de saúde que zela pela saúde e proteção dos animais e que ao mesmo tempo incentiva denúncias de maus tratos, prestaria a um papel desumano deste. Diante do fato, a UVZ se coloca à disposição das autoridades policiais competentes para esclarecimentos necessários das circunstâncias apresentadas e reforça o desejo de que seja feita justiça neste caso, identificando e punindo conforme a lei o verdadeiro(a) responsável por este crime.

Secretaria Municipal de Saúde

Com informações do G1

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias