Home / Cidades

CIDADES

Grito dos Excluídos: No dia do Bicentenário da Independência, manifestantes protestam em Aparecida de Goiânia

No dia do Bicentenário da Independência do Brasil, 7, manifestantes se mobilizam contra brigas políticas. O acontecimento traz o lema “200 anos de (in)dependência pra quem? O evento começou às 9h, na Praça José Bonifácio, em Aparecida de Goiânia.

Dom Justino, atual arcebispo de Goiânia, compareceu ao local. Durante sua fala ele pediu paz nas discussões políticas, destacou a importância de voltar o olhar para as pessoas que passam dificuldades financeiras. “Resiliência e fé. Está é a mensagem do evangelho sempre. Precisamos nos alimentar sempre da partilha, do diálogo, da busca de soluções”, mencionou o arcebispo.

O evento Grito pelos Excluídos é uma manifestação popular que vem se desenvolvendo desde 1995. Esse movimento integra grupos sociais, igrejas e pessoas que lutam pelas causas sociais dos excluídos. Desenvolvem temas bem atuais, como: a violência contra crianças, pessoas idosas, os pobres, ausência de políticas de assistência social, áreas da saúde e educação.

Em nota, o presidente da Cepast-CNBB ressaltou que “falar do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas leva a pensar e refletir sobre a conjuntura que está a viver o povo brasileiro. “Basta olhar a realidade que nós enfrentamos: a situação dos povos negros, das comunidades quilombolas, dos negros que estão nas periferias que ao longo desta história foram sempre deixados de lado”, lembrou.

Neste ano refletem e questionam sobre as comemorações oficiais do Bicentenário da Independência. Essa manifestação não é exclusiva somente no estado de Goiás, mas em todo país através dos movimentos sociais.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias