Home / Cidades

CIDADES

Número de queimadas cresce no país

No primeiro semestre do ano de 2023, cerca de 2,15 milhões de hectares foram queimados

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

No ano de 2023, as queimadas estão cada vez mais frequentes e causando grandes problemas para a população. Um levantamento feito pelo MapBiomas Brasil, mostrou que apenas no primeiro semestre de 2023, 2,15 milhões de hectares no país foram queimados. Uma grande preocupação é o volume de queimadas na Amazônia.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que estado do Amazonas registrou cerca de 6.991 focos de queimadas até o mês de setembro deste ano. Analisando os dados históricos que foram coletados pelo Inpe desde 1998, colocam o segundo pior mês de setembro no total de queimadas no estado.

O número que foi registrado no Amazonas não se torna realidade de toda região na atual temporada de queimadas. No bioma Amazônia, foi registrado o número de 25.414 focos no mês de setembro deste ano, abaixo da média que é 32.477.

Outros estados estão enfrentando o aumento das queimadas neste ano, Amapá e Roraima também registraram o aumento no índice de queimadas. Em Amapá o número é de 434 (média 125) e em Roraima 194 focos (média 6.910).

Estado de emergência ambiental

Na última semana, o governador do estado, Wilson Lima, decretou estado de emergência ambiental, que terá a duração de 90 dias. A Defesa Civil faz estimativa de que no estado do Amazonas tenha uma seca recorde neste ano.

Com as embarcações e navegações sendo prejudicadas pelas áreas rasas dos rios, o Governo Federal, com parceria local, criou a força-tarefa para lidar com os problemas. Dos 62 municípios do Amazonas, 17 já estão em situação de emergência, enquanto 38 em estado de alerta.

Nas medidas anunciadas pelo governo também se encontra o apoio as famílias afetadas. O envio de ajuda humanitária, distribuição de kits de higiene pessoal, hipoclorito de sódio, além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias