Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Vias de São Paulo serão interditadas pela Prefeitura

Algumas das principais vias da cidade de São Paulo serão interditadas pela Prefeitura da capital a partir desta segunda-feira (4). A medida é para diminuir a circulação de veículos e melhorar a taxa de isolamento como forma de combate ao coronavírus.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o bloqueio comprometerá, em horário de pico (das 7h às 9h) quatro vias no sentido centro. Sendo elas:

  • Zona sul: Avenida Moreira Guimarães x Avenida Miruna
  • Zona norte: Avenida Santos Dumont x Avenida do Estado
  • Zona leste: Avenida Radial Leste x Rua Pinhalzinho
  • Zona oeste: Avenida Francisco Morato x Rua Sapetuba

Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, o primeiro dia de bloqueio será para a adaptação dos motoristas e apenas uma das faixas ficará livre. Portanto, a partir de terça (5), os carros que tentarem passar por alguma das vias interditadas serão barrados pelos fiscais da prefeitura.

De acordo com o governo de São Paulo, o isolamento social no estado voltou a cair no último sábado (2) chegando a 53%, sendo que o ideal para combater a propagação do vírus, segundo as autoridades de saúde, é de 60% a 70%. A CET afirma que se a população não permanecer em casa, os bloqueios em vias da cidade poderão ser realizados durante o dia.

Além desta medida, foi anunciado pelo governador João Doria (PSDB o uso de máscara pelos usuários do transporte público passa ser obrigatório. A medida valerá no metrô, CPTM, ônibus intermunicipais da EMTU das regiões metropolitanas e dos ônibus rodoviários fiscalizados pela Artesp. Além de táxis e aplicativos.

Doria afirmou que as empresas e prestadores de serviços não devem permitir a entrada e permanência de pessoas sem máscaras nos vagões, no interior das estações e nos ônibus. As empresas serão monitoradas pelos órgãos estaduais e municipais, e caso são seja cumprida esta determinação, serão advertidas e multadas.

O médico e coordenador do Centro de Contingência do covid-19, David Uip, afirma que o uso da máscara não flexibiliza a necessidade de permanecerem casa, pois é uma 'medida adicional'.

*Com informações do UOL

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias