Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

14% dos alunos da rede pública não tem acesso a internet

Dados da secretaria de educação estima que mais de 4 mil alunos da rede de ensino municipal de Aparecida não têm acesso à internet em casa. O número representam 14% dos alunos que não tem qualquer acesso ao ensino remoto ou híbrido para poderem estudar.

Desde o inicio da pandemia, a rede publica e privada estão com as aulas presenciais suspensas. A maior dificuldade das redes é levar os conteúdos para os alunos que não tem condições de terem aparelhos tecnológicos para participarem. Com a pandemia, o município tem disponibilizado atividades impressas a esses estudantes.

Além disso, a preocupação dos gestores sobre o ensino remoto, é o nível de aproveitamento e aprendizados dos alunos, que está na faixa dos 50%. Cerca de 44 mil alunos estavam matriculados, no ano passado, e 90% deles conseguiram ter acesso a forma remota ou impressa, aos conteúdo oferecido pelas unidades. Segundo o secretário da Educação, os índices devem melhor após o retorno das aulas presenciais.

Em entrevista à radio Sagres nesta terça-feira (16) O secretário de educação da cidade, Divino Gustavo informou que as atividades da rede municipal continuam 100% conectadas. Tanto que atualmente são 48 mil estudantes matriculados.

“A gente sabe das dificuldades desses alunos. Nossa equipe pedagógica e os gestores têm encaminhado as atividades impressas para amenizar um pouco essa fase do ensino e para que o processo de aprendizagem não seja comprometido"."Então, as escolas imprimem os conteúdos e encaminham para esses alunos que não têm acesso à internet. Muitos pais têm medo de ir até a escola buscar o material, mas a recomendação é de não faltar nenhum tipo de material pedagógico aos alunos”, ressaltou.

Com o novo decreto o retorno das aulas, em redes publicas e privadas, foram novamente suspensas. No ensino público as aulas teriam o retorno no dia 1° de março, porém com o aumento dos casos e os decretos no estado, o retorno foi suspenso, sem previsão para a abertura.

A secretaria também está lançando uma plataforma de atividades digitais, ainda piloto, em 10 escolas do município. O sistema disponibiliza o acesso para o aluno em qualquer momento e a qualquer dia. “Se ele não puder estar ao vivo, a ferramenta vai oferecer esses conteúdos para acesso posterior”, explicou Divino.

Veja também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias