Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

Médico faz respirador improvisado para salvar pacientes

Em Itaguaru, o médico Breno Leite está fazendo um respirador improvisado, usando algumas partes de equipamentos hospitalares. Devido a falta de leitos de UTI em todo o estado, os pacientes com Covid-19 estão precisando urgentemente de oxigenação. O médico afirma que o equipamento está salvando vidas.

Contudo, o improviso é realizado de forma bem simples. Ele explica que é utilizado uma máscara de ambu, uma seringa e liga a uma máquina de ventilação com oxigênio. Ele ressalta que a medida consegue salvar vidas enquanto há um caos de colapso na rede por vagas de UTIs.

De acordo com o Hospital Municipal de Itaguaru, a adaptação do médico não ocasionou na falta de insumos nem de medicamentos. Em nota ainda informaram que o procedimento realizado é comum para evitar que os pacientes sejam entubados.

O médico gravou um vídeo mostrando como o respirador funciona. Uma paciente, de 51 anos, estava com a saturação de oxigênio no sangue em 83%, o normal é entre 95% e 100%. Assim que Breno coloca a máscara improvisada na paciente, a saturação sobe para 99%.

“Não esperava que com essa segunda onda de Covid-19, a gente teria um número tão grande de pacientes com complicações, que têm levado os pacientes a necessitar de ventilação não invasiva e até intubação porque a saturação está caindo por causa do comprometimento pulmonar”, destaca o médico.

Contudo, os leitos de UTIs da rede pública chegou a 96% de ocupação nesta quinta-feira (11), enquanto o índice na enfermaria é de 87%. Nas últimas 24 horas, Goiás registrou 3.713 novos casos e 56 mortes por coronavírus. De acordo com o balanço da Secretaria Estadual de Saúde. Ao todo, 426.722 pessoas no estado contraíram do vírus e 9.435 morreram desde o início da pandemia.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias