Home / Coronavírus

CORONAVÍRUS

934 pessoas usaram documentos de mortos para tomar vacina contra Covid-19 no ES

O Governo do Espírito Santo (ES) descobriu que ao menos 934 pessoas usaram documentos de pessoas mortos para tomarem a vacina contra a Covid-19 no estado. A descoberta foi feita, após uma auditoria instaurada pelo próprio governo. De acordo com as informações divulgadas, foram feitos os cruzamentos de dados pessoais das pessoas que se vacinaram com os cadastros de servidores do Estado e do sistema de óbitos do ES.

Durante o levantamento foram observados os dados de 882.505 doses da vacina aplicada no estado entre 12 de janeiro e 18 de maio de 2021. O Laboratório de Dados, Análise e Tecnologia Aplicada à Auditoria do estado, foi o responsável pelo levantamento que foi usado pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont) e pela gerência de auditoria da Secretaria Estadual de Saúde (Seja).

De acordo com o levantamento, além dos documentos de pessoas mortas, a investigação encontrou durante 408 casos em que a pessoa com um mesmo CPF recebeu a princípio mais de três doses da vacina. A auditoria encontrou ainda 1.240 pessoas que tomaram vacinas de diferentes laboratórios nas duas doses.

O secretário Edmar Camata, da Secont, afirmou que cada cidade tem o próprio sistema de vacinação. E que no momento que um morador é vacinado, os dados são repassados ao Ministério da Saúde, e que por essa razão o cidadão pode tomar a vacina em vários municípios, uma vez que o sistema não é unificado.

*Com informações do Uol

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias