Coronavírus

Goiânia imunizou mais de 31 mil adolescentes contra Covid-19

Número foi alcançado após o fechamento da vacinação de segunda-feira; falta de vacina obrigará suspensão nesta quarta-feira

diario da manha
Adolescentes de Goiânia recebem vacina contra covid-19: nova marca foi atingida no início da semana

Em Goiânia, 31.872 adolescentes com idade de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A marca foi atingida na segunda-feira (4/10) após o fechamento dos dados da vacinação da capital goiana, que mostra a aplicação de 3.057 doses nos nove locais para aplicação do imunizante. Esse público específico começou a ser atendido, por agendamento, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) há 18 dias e equivale a 24,60% da população estimada que é de 129.581 adolescentes. A Prefeitura suspendeu ontem a vacinação desta faixa, já que aguarda a chegada de imunizantes da Pfizer.

Conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apenas o imunizante desta empresa farmacêutica pode ser aplicado nos jovens. Na terça-feira (5/10), a aplicação da primeira dose permaneceu nos nove pontos e todas as vagas disponíveis foram preenchidas em agendamento pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas ou pelo site da Prefeitura de Goiânia. “Os adolescentes têm se adaptado muito bem ao agendamento e a taxa de desistência ou cancelamento é quase nula”, comenta o titular da SMS, Durval Pedroso.

“É de se comemorar o avanço da vacinação em Goiânia. Estou muito feliz por que já estamos conseguindo imunizar uma família inteira, como, por exemplo, dos filhos aos bisavôs”, diz Pedroso, ao acrescentar que o público de 12 a 17 anos tem demonstrado tamanha preocupação com a vacinação e isso tem influenciado todas as faixas etárias. “Quero, inclusive, parabenizá-los pelo engajamento, além de pedir que reforcem com os amigos e a família a importância em completar o esquema vacinal”, enfatiza.

Balanço
Conforme o vacinômetro de Goiânia, 976.543 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 o que equivale a 83,53% da população adulta, 614.501 estão imunizados com a segunda dose e, dessas, 27.178 receberam a dose única e equivale a 52,56% da população adulta. Até terça-feira, 12.913 pessoas receberam a aplicação da terceira dose na capital.

Comentários