Home / Cotidiano

COTIDIANO

Gestão Caiado tem aprovação de 67,3%, diz Paraná Pesquisas


O governador Ronaldo Caiado (DEM), internado no hospital Sirio Libanês desde quinta-feira, 10, em São Paulo, após angioplastia, tem motivos para comemorar: pesquisa realizada pelo Instituto Paraná, entre os dias 3 e 7 de outubro, e divulgada ontem pela revista "Veja", indica aprovação de 67% do gestor goiano. Em relação à primeira avaliação de governo, realizada em abril, Caiado conseguiu um aumento de 7,4 pontos percentuais
Daquele mês para cá, ele conseguiu efetuar o pagamento do mês de dezembro (deixado não quitado pela gestão anterior), resgatou o compromisso de campanha de acabar com a Terceira classe na Segurança Pública, reduziu tarifas do Detran e extinguiu taxas e realizou reforma administrativa, além de combater focos de corrupção. Tais medidas podem ter melhorado a avaliação da equipe do governador.
O governo subiu de 59,9% para 67,3% no levantamento realizado em 60 cidades goianas.
O Governo Caiado teve também incremento de opiniões positivas de ótimo e bom, que saltaram de 36% para 43,2%.
Se somar com regular, a imagem postiva tem um salto para 81% - um dos mais altos nas pesquisas já realizadas em Goiás.
Por sua vez, as avaliações negativas que unem opiniões de ruim e péssimo apresentaram queda de 8,8 %, o que demonstra uma ampliação da confiança da população no governador Ronaldo Caiado.
Este quesito sobre confiança, aliás, teve acréscimo de 67,3% para 71,1%.
Foram ouvidos pelo institito 1632 goianos, que também opinaram sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PSL), aliado do governador Ronaldo Caiado.
Conforme os entrevistados, Bolsonaro é aprovado por 65% dos goianos - o que está na margem de erro em relação ao primeiro levantamento.

Ronaldo Caiado
Foto/Reprodução

COMEÇO DIFÍCIL
O governador Ronaldo Caiado teve um inicio de administração com bastante dificuldade. O gestor herdou uma dívida federal de R$ 20 bilhões, o que desqualificou o governo de Goiás a contrair empréstimos com instituições federais. Não bastasse, teve que honrar imediatamente R$ 6,7 bilhões de dívidas com fornecedores e servidores públicos. Diante da grave situação finaceira do estado, o governo de Goiás buscou se habilitar para o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). No último mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o estado de Goiás na gestão anterior a Caiado descumpria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que agravava ainda mais a situação financeira do estado. Todas as dificuldades aliadas à gestão criativa do governador podem ter despertado os entrevistados para as complexidades com que o gestor assumiu o compromisso de gerir o estado, influenciando, assim, na avaliação positiva da pesquisa.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias