Home / Cotidiano

COTIDIANO

Cinco grandes obras em 2021

A Prefeitura de Goiânia tem previsão de entregar cinco grandes obras ainda em 2021, de Goiânia, de acordo com projeção da Secretaria Municipal de Infraestrutura. Segundo a pasta, até novembro, serão entregues as obras da Avenida Engler, do Terminal Isidória, do trecho 2 do BRT Norte-Sul, Viaduto Lauro Belchior e Complexo Viário Jamel Cecílio.

A primeira obra a ser entregue a partir de agora é a da Avenida Engler. A duplicação de cerca de 1,5km, entre a Avenida Senhor do Bonfim, no Conjunto Fabiana, e a Avenida Bela Vista, no Parque Atheneu, deve ser finalizada ainda neste mês. A ordem de serviço para o início das obras foi assinada ainda em junho de 2020. Já o BRT Norte-Sul – Trecho 2, que compreende o trecho entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Isidória, segundo planejamento da Seinfra, deverá ser entregue até outubro. “Nossas equipes estão trabalhando com afinco para entregar para a população até o aniversário de Goiânia o trecho II, entre o Terminal Recanto do Bosque e o Terminal Isidória. Com essa etapa liberada, avançamos para um trânsito melhor na nossa cidade”, explica o secretário de Infraestrutura Urbana, Fausto Sarmento.

“Apesar de todas as tragédias causadas pela pandemia, não tiramos os olhos das importantes obras que precisam ser entregues na cidade. Assumimos o compromisso de concluir todas”, reafirma o prefeito Rogério Cruz. “Nenhuma obra realizada pela prefeitura de Goiânia terá o status de inacabada”, disse, após vistoria recente aos canteiros de obras na capital.

Na sexta-feira (11), o trecho da Avenida Goiás, entre a Praça Cívica e a Avenida Anhanguera, no Centro de Goiânia, que estava interditado desde o dia 26 de abril para obras do BRT Norte-Sul, foi liberado. No último local que estava interditado, foram executados os serviços de fresagem, a rede de drenagem, pavimentação e o pavimento rígido e flexível do BRT.

As obras do viaduto Lauro Belchior, que vai ligar o Setor Leste Universitário ao Jardim Novo Mundo, passando sobre a BR-153, que, até maio, estavam 45% concluídas, deverão ser entregues em outubro. Até o momento, segundo a Prefeitura, já foram feitos serviços de terraplenagem, o muro de contenção, montagem das vigas metálicas, escavação, nivelamento e compactação das camadas de aterro.

Para a construção do viaduto serão utilizadas oito vigas com 54 metros de comprimento, 2,50m de altura por 0,50m de largura, pesando 37,5 toneladas cada uma. Ao todo serão 300 toneladas de vigas de aço para dar sustentação à pista. No caso do Complexo Viário da Jamel Cecílio, que teve sua obra iniciada em setembro de 2019 e previsão de conclusão após 15 meses, ou seja, em dezembro de 2020, segundo dados da Prefeitura, a previsão de entrega ficou para o próximo mês de novembro.

O viaduto, em três níveis, já teve a parte superior inaugurada e entregue, e conta agora com duas etapas em fase de implantação: rotatória na altura da Avenida Leopoldo de Bulhões e a conclusão da perna da Marginal Botafogo Sul-Norte. Outras obras com as entregas previstas ainda em 2021 são as de asfalto em Goiânia. Segundo o cronograma da Seinfra, as obras devem ser finalizadas no final do mês de novembro.

Ao todo, a pasta espera realizar a reconstrução asfáltica de 630 quilômetros, em 111 setores de diversas regiões da Capital. Os trabalhos estão em andamento nos setores Bueno, Oeste, Marista, Jardim Goiás, Sul, Santa Genoveva, Bairro Goiá, Parque Industrial João Braz, Finsocial e Bairro dos Aeroviários.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias