Home / Cotidiano

COTIDIANO

DM TURISMO: Belém e a riqueza do norte do país

Belém, capital do estado do Pará, uma cidade centenária, fundada em 1616 e que ainda guarda uma arquitetura colonial portuguesa, idealizada por seus antigos fundadores e que impressiona turistas e visitantes. Com uma população estimada em 1.499,641 habitantes, conforme o último senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Visitar Belém é como fazer uma retrospectiva ao passado, com seus prédios baixos e germinados, com ajulejos decorativos, que fazem do centro histórico um lugar inigualável e encantador.

Em seus 400 anos históricos, Belém com suas avenidas ornadas de altas mangueiras, possuí o tradicionalismo em suas edificações coloniais e prédios com construções modernas. Fazendo com que o antigo e o novo se misturem em uma profusão de cores e muito verde.

Uma cidade singular, com imensas praças, com árvores gigantescas, mangueiras e uma infinidade de orquídeas coloridas, que tornam os ornamentos, estátuas, cascatas e monumentos em um cenário que dificilmente encontraremos em outro local.

A capital paraense oferece muitos lugares para se visitar e, para conhecer a maioria dos points são necessários pelo menos uns quatro dias excursionando. Então vamos lá. A Estação das Docas, antigo porto que foi transformado em um complexo turístico, com atrações gastronômicas, lojas convencionais e um pôr do sol incrível, à beira da Baía do Guarajá.

Não deixem de conhecer o Ver-o- Peso, um mercado tradicional e um dos mais antigos no Brasil, ao lado da Estação das Docas, onde os visitantes encontram pescados, comidas típicas e artesanatos em couro de búfalos e materiais da região. O Mercado de Carne Francisco Bolonha, Praça Batista Campos, Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, Forte do Presépio, Teatro da Paz e muito mais. Não esqueçam que as atrações ficam fechadas às segunda- feiras.

Os turistas jamais irão esquecer da culinária oferecida em toda grande Belém: pato no Tucupi, Maniçoba, Tacacá, Cururu, Peixes de água doce, Caranguejo, Vatapá, Bolo de macaxeira [mandioca] e principalmente as frutas regionais, Açaí, Cupuaçu e as famosas Castanhas do Pará, servidas em sucos, cremes, picolés, tortas e sorvetes, vale experimentar. Boa viagem!

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias