Home / Brasil

BRASIL

Acesso inédito da Aparecidense eleva nome de Aparecida no cenário nacional

Associação Atlética Aparecidense conquistou acesso inédito à Série C do Campeonato Brasileiro. O triunfo do Camaleão, que avançou à semifinal da Série D, ganhou repercussão nacional, colocando o nome da cidade de Aparecida de Goiânia em evidência em diversos programas esportivos.

Agora, a Aparecidense busca o título nacional de campeão da série D para coroar ainda mais a temporada vitoriosa. Na semifinal, o Camaleão do Cerrado irá enfrentar o ABC-RN. Os outros dois semifinalistas são Campinense-PB e Atlético Cearense-CE.

Ao celebrar o acesso do time local, a população aparecidense também celebra o orgulho e o sentimento de pertencimento às conquistas da cidade. Às vésperas de completar 100 anos de fundação e com mais de 600 mil habitantes, o município que décadas atrás era motivo de vergonha, agora, enche de orgulho sua gente que aqui nasceu e também aqueles que o adotaram como terra do coração.

Ao longo do caminho até conquistar o acesso, a Aparecidense, contou sempre com apoio e incentivo da administração municipal. Ciente da importância do esporte como ferramenta de inclusão e transformadora, a Prefeitura de Aparecida e empresas locais garantiram condições para que o time pudesse disputar competições importantes nos últimos anos.

“O acesso não representa apenas a conquista de um time de futebol. Esse acesso, representa mais uma conquista importante para nossa cidade. Agora, o Brasil vai conhecer mais sobre Aparecida de Goiânia, pois quando um time se destaca as pessoas também querem saber de onde ele é, o que tem naquela determinada cidade. Sem dúvida, nosso Camaleão será um grande divulgador de nossa cidade”, aponta o prefeito Gustavo Mendanha.

O prefeito ainda lembra que a conquista chega em um momento histórico para cidade. “Em 2022, vamos celebrar o centenário de nossa cidade com muitas conquistas em diversas área da administração. Avançamos muito em educação, saúde, infraestrutura, geração de empregos e também no esporte nas mais variadas modalidades e não apenas no futebol”, pontua.

O presidente da Aparecidense, Elvis Mendes, ressalta que o apoio do poder público é fundamental para o trabalho realizado pelo clube. Ele lembra que os investimentos são legais e disponibilizados, conforme prevê a legislação e aplicados não apenas na equipe profissional, mas também na iniciação esportiva e formação de novos atletas.

“Os investimentos públicos são aplicados nas categorias de base Sub-13, Sub-15, Sub-17, Sub-20, profissional, basquete em cadeira de rodas e nos núcleos espalhados pela cidade, atendendo mais de mil jovens que são contemplados com grande apoio da Aparecidense. Tudo é feito com muita transparência e as contas são aprovadas pelo Controle Interno”. Fazemos tudo com muita seriedade e transparência”, destaca o gestor.

Reconhecimento

Ao celebrar a conquista inédita, torcedores, patrocinadores, comissão técnica e jogadores dedicaram o acesso ao ex-prefeito de Aparecida Maguito, Maguito Vilela ao diretor de futebol João Rodrigues, o Cocá, e ao torcedor ilustre do time e ex-deputado estadual Léo Mendanha. Os três morreram vítimas de Covid-19 recentemente.

Histórico

Com apenas 35 anos de fundação, a Aparecidense já se destacou em vários momentos da história recente do futebol local e nacional. O Camaleão, em 2015 e 2018, foi vice-campeão goiano na elite, em 2010, campeão da divisão de acesso.

No cenário nacional, em 2016, chamou atenção quando eliminou o Sport-PE da primeira fase da Copa do Brasil, vencendo os dois jogos. No mesmo ano, foi quarto colocado da Copa Verde. Em 2018, eliminou o Botafogo-RJ também pela primeira fase da Copa do Brasil e, em 2019, passou pela Ponte Preta-SP, mas parou diante do Bragantino-PA na segunda fase.

Transparência

Numa das principais iniciativas de apoio à formação esportiva, a Prefeitura de Aparecida faz chamamentos públicos para que agremiações privadas de modalidades como futebol, vôlei, basquete e futsal trabalhem pelo município ensinando o esporte e representando a cidade em competições regionais, nacionais e internacionais.

Os chamamentos ocorrem a cada dois anos. Depois de preencherem os requisitos do edital e terem os contratos assinados, as instituições esportivas recebem aporte público para financiar durante 24 meses os serviços prestados à cidade. Entre eles estão o ensino nas escolinhas, fornecimento de uniformes e transporte dos atletas.

Referência no esporte em Goiás

Aparecida é bicampeã, em 2017 e 2018, nos Jogos Abertos de Goiás, nas modalidades futsal, vôlei, basquete, atletismo, natação, karatê e taekwondo. “A cidade está muito bem representada”, avalia o secretário de Esporte, Lazer e Juventude Gerfeson Aragão, que atribui os bons resultados aos investimentos da Prefeitura de Aparecida no esporte local. Ele menciona ainda que a cidade conta hoje com 140 academias a céu aberto e 85 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Ao traçar um panorama do esporte em Aparecida, Aragão cita também o Centro Olímpico, onde são oferecidas gratuitamente aulas em dezenas de modalidades que, na capacidade total do complexo, podem comportar até 3 mil alunos, em três turnos.

“Aparecida investe de verdade nos seus atletas. Nós temos a recém-inaugurada Estação Cidadania-Esportes, que já recebe atletas em treinamento nas modalidades de atletismo, vôlei, taekwondo e futsal, e agora abrimos 300 inscrições para crianças da região, todas já preenchidas. Vamos iniciar as aulas em 15 de setembro”, complementa Gerfeson Aragão.

Entre as próximas estruturas públicas de esportes e lazer a serem entregues pelo município para a comunidade está a Praça da Juventude, no setor Garavelo. O secretário de Esportes informa que a construção do complexo está com 67% das obras concluídas e deve ser totalmente finalizada até novembro deste ano. A praça terá atrativos como pista de caminhada, academia da terceira idade, campo de futebol com grama sintética, teatro, área de convivência e pista de skate.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias