Home / Cotidiano

COTIDIANO

PF faz operação contra exploração ilegal de ouro em terra indígena

Nesta quarta-feira, 27, com apoio das Forças Armadas, a Polícia Federal (PF), realizou nesta manhã a operação "Terra Desolata", para desarticular uma organização criminosa especializados em extração e comércio ilegal de ouro no sul do Pará, na Terra Indígena Kayapó.

Segundo a PF, aproximadamente uma tonelada de ouro é extraído de forma ilegal nas terras indígenas do Pará todos os anos.

Os nomes dos investigados pela operação não foram divulgados. A operação tem apoio das Forças Armadas. São 62 mandados de busca e apreensão e 12 de prisão preventiva, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da SJPA, nos estados do Pará, Amazonas, Goiás, Roraima, São Paulo, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia e no Distrito Federal.

A Justiça Federal determinou o bloqueio e indisponibilidade de bens no valor aproximado de meio bilhão de reais - R$469.417.117 - na contas dos investigados.

Também foram bloqueados pela Justiça: cinco aeronaves; 12 empresas, que tiveram atividade econômica suspensa; 47 pessoas físicas e jurídicas, que tiveram sequestro com bloqueio de imóveis; e também 14 imóveis.

Caso sejam condenados, os investigados responderão pelos crime de usurpação de bens da união, por explorar matéria-prima, por executar pesquisa, extração de recursos minerais sem a competente autorização, por integrarem organização criminosa e pelo crime de lavagem de dinheiro.

Leia Também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias