Home / Cotidiano

COTIDIANO

Denúncias na gestão do Inep causa preocupação sobre a elaboração da prova do Enem

Próximo da realização do Enem 2021, que acontece nesse domingo (21/11) o Tribunal de Contas da União (TCU) abre um procedimento para apurar denúncias feitas sobre à gestão do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

A presidente do TCU Ana Arraes, na última terça-feira (16), recebeu diversas críticas de parlamentares sobre à gestão do Inep feita pelo presidente, Danilo Dupas. Ele também é acusado de fazer assédio moral. O documento é assinado pela bancada do PSB na Câmara dos Deputados.

Na representação, os deputados do PSB pedem a apuração das denúncias feitas pelos servidores do Inep e a fiscalização do "processo de elaboração e realização do exame do Enem". Algumas semanas atrás, servidores do Inep vêm relatando casos de assédio moral envolvendo Dupas e dizem que sua permanência no cargo fragiliza o Inep.

A preocupação também é em relação à escolha das questões ter sofrido interferência do Poder Executivo, o que seria uma "utilização do aparato estatal para fins de controle ideológico do exame". Na última segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que as perguntas do Enem "começam agora a ter a cara do governo".

Milton Ribeiro, ministro da Educação, negou as denúncias de interferência política na elaboração da prova do Enem e atribuiu a crise interna no Inep a uma "questão administrativa, de pagamento ou não de gratificação".

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias