Cotidiano

Existem benefícios específicos da vitamina D para os homens? Especialistas explicam

diario da manha

Não é nenhum segredo que a vitamina D faz muito pela saúde de todo o organismo e exerce uma infinidade de funções biológicas cruciais – com benefícios para os ossos, coração, saúde intestinal e sistema imunológico – apenas para começar.

Com os níveis de vitamina D geralmente pesquisados entre as mulheres (particularmente as gestantes, lactantes e pós-menopausa) e as deficiências compensadas com doses suficientes de vitamina D suplemento, como os homens podem se beneficiar especificamente deste importante hormônio regulador do metabolismo ósseo?

Ultimamente, surgiram muitas pesquisas específicas que se concentram nos benefícios da vitamina D para os homens. Mas antes de saber mais sobre elas, conheça alguns detalhes desta substância de fundamental importância para o funcionamento do corpo.

O que é vitamina D?

A vitamina D é um micronutriente essencial formado por compostos lipossolúveis que inclui várias formas, sendo que as duas principais são a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol).

O seu corpo produz vitamina D naturalmente quando exposto diretamente à luz solar. Você também pode obter vitamina D de certos alimentos e de suplementos vitamínicos, para garantir níveis adequados desta substância no sangue.

A vitamina D tem várias funções importantes. Talvez as mais vitais sejam regular a absorção de cálcio e fósforo e facilitar a função normal do sistema imunológico.

Benefícios da vitamina D para os homens:

A vitamina D regula uma série de vias e funções celulares que mantêm a saúde muscular.

Quando você pensa em adaptar sua dieta para promover o crescimento e a função muscular, suplementos como creatina, proteína em pó e aminoácidos de cadeia ramificada (isoleucina, leucina e valina, também conhecidos como BCAAs) provavelmente vêm à mente. Mas com que frequência o seu instrutor ou um de seus amigos perguntou sobre seus níveis de vitamina D entre as séries de exercícios na academia?

A vitamina D é vital para a forma e função musculoesquelética – e isso se refere a todos os movimentos. Receptores de vitamina D (VDR) foram encontrados nos músculos e ossos de todo o corpo, ou seja, em todas as regiões que flexionam e movimentam o corpo, indicando que os músculos precisam de vitamina D para participar de todos os tipos de atividades diárias, inclusive durante as sessões de exercícios.

Se você estagnou na academia, a insuficiência de vitamina D pode ser um fator contribuinte. Ter níveis adequados de vitamina D é essencial para otimizar os benefícios desta substância nos músculos.

A vitamina D suficiente também é necessária para manter uma porcentagem saudável de massa muscular ao longo da vida. Na verdade, manter a massa muscular em níveis mais elevados diminui a perda muscular com a idade e pode até promover a longevidade.

Felizmente, pesquisas revelam que indivíduos com deficiência ou insuficiência de vitamina D podem melhorar significativamente a função e a força muscular simplesmente tomando um suplemento de vitamina D3 de alta qualidade e com dosagem eficaz.

A vitamina D melhora o humor.

O bem-estar mental é um aspecto importante da saúde geral. O papel da vitamina D na função cognitiva, humor e bem-estar mental tem sido foco da área de pesquisa nos últimos anos. Então, quando a ciência diz que a vitamina D fornece suporte diário ao humor para promover o bem-estar mental, é hora de ficar atento aos seus níveis no organismo.

Os receptores e metabólitos da vitamina D são encontrados em todo o cérebro, indicando que o composto tem um papel importante na função e na saúde cerebral. Esse estudo foi fornecido em uma revisão de 2020 que revelou níveis suficientes de vitamina D podem promover o bem-estar mental, melhorar o humor e apoiar a vitalidade cognitiva.

No que diz respeito à saúde emocional, outra revisão de 2020 concluiu que a suplementação de vitamina D pode ajudar a melhorar o humor, reduzindo emoções negativas. Esta revisão também indicou que aqueles com deficiência de vitamina D se beneficiariam da suplementação vitamínica.

Ainda mais recentemente, descobriu-se que a vitamina D trabalha em estreita colaboração com a glândula pineal para ajudar a regular os níveis de serotonina e melatonina (dois hormônios vitais para o bem-estar mental e o sono). Como sabemos, o sono é essencial para a saúde geral do organismo – e não uma área a ser ignorada quando se discute bem-estar mental.

Vitamina D apoia a fertilidade masculina.

Se você achou o papel da vitamina D na saúde muscular e no humor impressionante, espere até ouvir sobre todas as maneiras pelas quais essa vitamina essencial apoia a saúde reprodutiva masculina.

O papel da vitamina D na fertilidade é uma área de pesquisa em evidência atualmente. Genes VDR (principal gene associado à ação da vitamina D) são encontrados no pênis, testículos e esperma, demonstrando que a vitamina D desempenha um papel significativo na função sexual masculina – e que níveis suficientes são cruciais para apoiar a fertilidade e a saúde reprodutiva masculina.

Uma revisão de 2020 revelou que a vitamina D suporta o potencial de fertilidade masculina, melhorando a motilidade do esperma. Acontece que a qualidade do sêmen e a capacidade do esperma de nadar dependem do status da vitamina D. E a ciência não para por aí. Além da saúde do esperma, um estudo de 2021, publicado no World Journal of Men’s Health, discute como a função erétil (que é um importante preditor da saúde masculina) depende diretamente da vitamina D.

Portanto, a vitamina D pode fazer maravilhas para seus músculos, humor, saúde reprodutiva e muito mais – mas alcançar níveis suficientes desse micronutriente essencial, solúvel em gordura, é vital para colher todos esses benefícios à saúde. Com uma nutrição adequada, exposição regular ao sol ou um suplemento de vitamina D de alta qualidade, você poderá obter os melhores resultados em pouco tempo.

Comentários