Home / Cotidiano

COTIDIANO

FGM, Anatel, Abrintel e gestores debatem futuro das telecomunicações em Goiás e no Brasil


A Federação Goiana de Municípios promoveu, na manhã desta terça-feira,15/3, o evento virtual Antene-se Goiás. Os presidentes, Haroldo Naves da FGM, Luciano Stutz da Abrintel e Paulo Aurélio Pereira da Silva, Gerente Regional da Anatel apresentaram, de forma muito produtiva e esclarecedora, o futuro das telecomunicações em Goiás e no Brasil. O evento colou com a importância da implantação da tecnologia 5G, bem como a modernização, facilidades, atualização, melhoras de conexão e benefícios que advirão após a aprovação e execução dos serviços nos municípios goianos.

O Movimento ANTENE-SE busca contribuir para a modernização das leis sobre antenas nas principais cidades brasileiras, promover a inclusão digital e refletir sobre a implantação do 5G no país. Mais de 150 espectadores simultâneos puderam aprender, interagir e conhecer essa tecnologia que não somente levará a inovação, como também disseminará o sinal 4G, que diversos municípios goianos não possuem.

Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), abriu o evento dizendo sobre a relevância do tema debatido, dos compromissos da FGM e demais participantes. O Presidente frisou sobre a abrangência e, principalmente, dos avanços tecnológicos que o 5G trará para a vida das pessoas que usam as redes móveis e seus serviços.

ABRILTEL

O Presidente da Abrintel, Luciano Stutz, concentrou sua fala no papel preponderante que os gestores municipais terão para a implantação do 5G e para o aumento da conectividade e, com isso, a consequente melhoria dos serviços e para a vida das pessoas. "A participação dos gestores é fundamental, tanto na expansão do 4G, já existente, quanto no 5G, que precisa de alinhamento à Lei Federal para o aumento de instalações de antenas, menores e mais modernas". Como porta-voz do movimento Antene-se, Stutz diz estar muito confiante na efetiva participação dos prefeitos e gestores municipais: " As cidades precisam avançar e alinhar as suas leis de antenas". Disse.

ANATEL

O Gerente Regional da Anatel para GO, TO, MS e MT, Paulo Aurélio Pereira da Silva, mostrou, em gráficos, a importância da tecnologia 5G, com a instalação de antenas menores, mais modernas, em locais de fácil acesso, que possibilitem mais conexão e mais aparelhos móveis conectados. Exemplificou as cidades no mundo que já contam com estes equipamentos, o quanto aumenta os usuários atendidos, o quanto melhora a operação das redes, da qualidade dos serviços prestados em todas as áreas (comércio, indústria, construção civil, saúde, rodovias, e outras). Finalizou, citando um verso do escritor português José Saramago, que diz: "Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo".

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias