Home / Cotidiano

COTIDIANO

A vida sem filtros: Bug no Instagram e distorção da autoimagem

O ´´´Instagram deu dor de cabeça para os usuários na última quinta-feira, 26, depois que os filtros pararam de funcionar. Isso porque muitos são adeptos ao uso desta ferramenta que tem o poder de transformar a cor dos olhos, suaviza a pele, rejuvenesce e até mesmo muda o local onde a pessoa está.

Além disso, alguns usuários relatam que ao logar na conta, o feed estáfora do ar e em alguns perfis, os stories apareceram em branco, sem qualquer tipo de conteúdo.

A estudante Maria Clara Cunha, de 17 anos, relata que na manhã desta quinta-feira não postou stories pois não estava conseguindo utilizar os filtros que ela sempre utiliza e gosta.

“Hoje cedo levei um susto quando vi que os filtros que salvei não estavam disponíveis, nem postei foto pois acho que me acostumei a usar os filtros, afirmou Maria.

Segundo o site Downdetector, que reúne relatos sobre falhas em sites e serviços, os problemas no aplicativo começaram na noite da última quarta-feira, 25. Além do bug com os filtros, os usuários da plataforma também estão reportando dificuldades para acessar a conta, problemas para ler mensagens e seguir pessoas, além de travamentos ou fechamentos inesperados no aplicativo.

A Meta proprietária do Instagram ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto.

Distorção da autoimagem

Os impactos causados pelo uso das redes sociais, o mais observado é a exposição espetacularizada e irreal da autoimagem. Ainda que cada usuário faça isso de modo diferente, os objetivos têm um ponto em comum, que é a busca de aceitação por meio da construção de uma imagem perfeita.

A Psicóloga, Geísa Marques afirma que os filtros trazem de uma forma extremamente acessível uma ideia de beleza padronizada muito rápido e fácil assim as pessoas se prendem a estas ferramentas digitais.

Os filtros trazem uma ideia de beleza extremamente fácil e acessível, assim as pessoas se prendem a estas ferramentas digitais facilmente pois permite que os padrões de beleza sejam alcançados num piscar de olhos. Talvez essa ideia de perfeição de beleza seja até algo que elas gostariam de conquistar na vida real no dia a dia e que na prática não é tão acessível , afirma a especialista.

Os filtros possibilitam uma situação de falsa perfeição para o usuário, que geralmente quer esconder o seu “eu” original, em troca da exposição do “eu” que gostaria de ser. No entanto, esse comportamento mostra um problema cada vez mais presente e preocupante: o efeito negativo sobre a autoestima e os prejuízos emocionais causados por tal comportamento.

Acompanhamento psicológico é necessário para a pessoa se encontrar

Geísa reitera que as pessoas estão se perdendo em um ideal de beleza perfeito e essas atitudes muitas vezes precisam de um acompanhamento com especialista para conseguir se encontrar, investindo no autoconhecimento e buscando entender melhor a si mesmo.

“O processo para conseguir se desprender e abrir mão destas ferramentas muitas vezes é optar por um acompanhamento com o psicólogo. Pois o profissional vai auxiliar o paciente utilizando métodos específicos a se conhecer melhor, explorando o autoconhecimento e entendendo com calma que esse ideal de beleza perfeito não existe”.

Usar essas ferramentas em excesso é capaz de causar até mesmo problemas como distúrbios alimentares e depressão. Criando um comportamento alimentar com dietas rígidas e mudanças drásticas causada pelo desejo de ser aceito por determinado grupo.

Sendo assim, muitos não se preocupam com as consequências ruins, desde que sua aparência se encaixe no ideal criado pela sociedade contemporânea.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias