Home / Cotidiano

COTIDIANO

Critérios para contratar uma empresa de energia solar e não se arrepender depois

O Brasil é um país com dimensões continentais e possui um grande potencial para a energia solar, uma fonte renovável e também inesgotável, beneficiando milhões de brasileiros em residências, comércios e indústrias. De acordo com dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) em fevereiro de 2022 o Brasil conseguiu a maior taxa de geração de energia solar da história. Foram mais de 1,2 mil MWm (Megawatt-médio) gerados, o dobro do registrado no mesmo mês em 2021. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS), hoje a energia solar representa 2,5% da matriz elétrica do Brasil. O crescimento exponencial alerta para os cuidados na contratação de uma empresa de energia solar para evitar riscos e arrependimentos provocados por uma má instalação.

Segundo o diretor técnico da Yellot Jilson Brasil, o sistema fotovoltaico é um gerador de energia por meio dos módulos fotovoltaicos e a irradiação solar é captada e convertida em energia elétrica. Ela é gerada como corrente contínua e é necessário um equipamento denominado inversor fotovoltaico, para converter a corrente contínua em alternada, padrão que utilizamos. Esse gerador pode trabalhar em conjunto com a rede elétrica, sem uso de baterias ou utilizando baterias para armazenar a energia. “Todas essas informações podem gerar dúvidas, mas precisam ser claras e precisas para o público” afirma.

As pessoas interessadas em colocar o sistema solar em suas residências ou empresas precisam observar alguns itens para não ter prejuízos e não se arrepender depois. “São itens básicos como conhecer quais equipamentos estão sendo ofertados e se os fabricantes possuem operação bem estabelecida no Brasil capaz de atender as garantias ofertadas. “Na Yellot, sempre explicamos aos interessados sobre o que é o sistema, a validação técnica, a necessidade de verificar se a empresa possui equipe técnica capacitada para dimensionar, executar todo serviço e oferecer um pós-venda adequado”, salienta o profissional.

Etapas

Uma usina fotovoltaica é um projeto de engenharia, com diversas etapas e variáveis, começando pelo dimensionamento, quando é definida a melhor solução e os melhores equipamentos para se utilizar em um projeto, seguido por uma etapa de validação técnica para garantir que é possível executar o que foi dimensionado. Na sequência inicia-se as etapas de projeto e execução que devem ser 100% feitas e supervisionadas por um time de engenharia capacitado. Por último, vem a operação e manutenção da usina que garante uma a geração e o perfeito funcionamento do sistema por pelo menos 25 anos.

Além disso, é de suma importância saber como escolher o melhor sistema de energia solar e isso somente é possível em uma relação de respeito e clareza com o cliente. A escolha de um sistema de energia solar está totalmente ligada à escolha de uma empresa capacitada para oferecer o serviço. É ela quem irá fornecer os melhores equipamentos e um serviço de qualidade, durante todo processo. É preciso avaliar tempo de mercado, empresas consolidadas, com portifólio amplo e formado por uma equipe de profissionais qualificados como engenheiros, eletricistas e eletrotécnicos.

Manutenção

Para finalizar, o diretor técnico da Yellot Jilson Brasil afirma que a empresa precisa ter um sistema e atendimento de manutenção eficaz e presente. Estima-se que o custo anual de manutenção da usina é cerca de 1 a 2% do valor do investimento inicial. Se a usina custou R$30 mil estima-se um custo anual entre 300 e 600 reais com manutenção a depender da quantidade de limpezas necessárias no ano. “Os colaboradores da Yellot explicam no momento da instalação como é feita a limpeza dos módulos e monitoramento. A sujeira provoca perdas na geração e monitorar a usina é muito importante para identificar falhas de forma rápida, sem muita perda de energia”, diz o diretor.

Sobre a Yellot

Referência em energia limpa no Centro-Oeste, a Yellot foi fundada em 2016 por três empresários – Pedro Bouhid, Jilson Brasil e Carlos Bouhid. Por seu pioneirismo, rapidamente ganhou projeção ao desenvolver projetos, instalações e consultoria em energia solar. Inicialmente atuando com a marca Dusol e entregando projetos de excelência nos escritórios de negócio em Goiânia (GO) e Brasília (DF), seus fundadores logo perceberam novas oportunidades de mercado, indo além das soluções em energia solar, a começar pelo nome.

Evoluindo e abrindo caminhos para ainda mais inovação e possibilidades em energia limpa, em abril de 2022 nasceu a Yellot. A empresa traz um portfólio ainda mais completo para atender empresas, indústrias, residências e agronegócio, com ênfase para grandes projetos. Com a Yellot, a empresa deixa explícito que o sol não é o limite, mas sim o início de um processo contínuo de inovação, ancorado em tecnologia e soluções que visam economia e sustentabilidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias