Cotidiano

Adolescente britânico é preso por tentativa de ataque terrorista na Austrália

Redação DM

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 23:40 | Atualizado há 11 anos

LONDRES — O mais jovem terrorista do Reino Unido foi preso por ter planejado a decapitação de um policial em uma cerimônia de homenagem aos soldados mortos em guerras na cidade australiana de Melbourne em abril deste ano. Mesmo sem sucesso no seu plano, que poderia ter matado diversas pessoas, o adolescente de 15 anos vai enfrentar prisão perpétua depois de ter assumido sua ligação com jihadistas e ter incentivado outras pessoas a se juntarem à insurgência.

O ataque deveria ter sido realizado pelo seu co-idealizador em Melbourne, Sevdet Besim, de 18 anos, depois que os dois jovens acertaram todos os detalhes por meio de um aplicativo criptografado. O plano, no entanto, foi descoberto quando o adolescente, então aos 14 anos, ameaçou decapitar seus professores no Norte do Reino Unido, o que levou a polícia a investigar as mensagens do seu celular e a descobrir o seu plano de atentado na Austrália.

— Eu acredito que este caso mostra que a ideologia, se você estiver aberto a ela, vai além dos prisioneiros. Existem pessoas que caem na propaganda sedutora do Estado Islâmico que aparece nas redes sociais — disse o chefe da unidade de combate ao terrorismo no noroeste do Reino Unido, Tony Mole.

O jovem estudante seria já conhecido por ter problemas de comportamento. No entanto, seus pais dizem que não faziam ideia do seu envolvimento com grupos radicais até o início das investigações policiais.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia